Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28686
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVentura, Jessica Fernandes-
dc.date.accessioned2022-05-26T14:47:31Z-
dc.date.available2022-05-26T14:47:31Z-
dc.date.issued2022-04-29-
dc.identifier.citationVENTURA, Jessica Fernandes. Fotografia e colagem na elaboração do pensamento artístico a partir da produção de Gê Viana. 2022. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28686-
dc.description.abstractGê Viana is a visual artist from Maranhão, Brazil, who produces digital and/or analog collages by the junction of photographs, from her authorship, and/or images from archives. Her images challenge the Brazilian historicism, in them the artist develops fictional imagery narratives of dissident bodies inscriptions which suffered deletion and/or violence during the process of the Brazilian society formation. The aim of this work is to look to those images to comprehend how the photography and the collage act as mediation for the construction of her images. Based on the perspective of thinking inherent to the images, proposed by Etienne Samain, in order to observe how her images think. For that, the specificities of the photographic sign are contextualized from its ontology and from a brief history of the consolidation of photography as a means of expression, from this discussion the constructed character of the photographic image is located, which is used together with the collage as mediation for the narratives proposed by Gê Viana. Methodologically, the dissertation uses the artist’s images as a case study, in a detailed and guided reading by the reception of the images which are appreciated in their digital format. For the analysis of the images, the method of analysis proposed by Ana Maria Mauad is used and adapted, having a bibliographical review as a theoretical support for the understanding of these photographic images, which has its perceptual mediation in collage. As a result, it is expected to provide subsidies for a greater understanding of the image, particularly the photographic one, through an expanded reading of Gê Viana’s images, considering that the artistic practice provides support for the understanding of the social insertion of the images.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectImagenspt_BR
dc.subjectFotografia na artept_BR
dc.subjectColagempt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectFotomontagenspt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectPicturespt_BR
dc.subjectPhotography in artpt_BR
dc.subjectCollagept_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.subjectPhotomontagept_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleFotografia e colagem na elaboração do pensamento artístico a partir da produção de Gê Vianapt_BR
dc.title.alternativePhotography and collage in the elaboration of artistic thinking as from Gê Viana’s productionpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoGê Viana é uma artista visual maranhense que produz colagens digitais e/ou analógicas a partir da junção de fotografias, de sua autoria, e/ou de imagens provenientes de arquivos. As suas imagens contestam o historicismo brasileiro, nelas a artista produz narrativas imagéticas ficcionais de inscrição de corpos dissidentes que sofreram apagamentos e/ou violências durante o processo de formação da sociedade brasileira. O objetivo deste trabalho é olhar para essas imagens, a fim de se compreender de que maneira a fotografia e a colagem atuam como ações propositivas para a construção do corpus imagético da artista. Baseia-se na perspectiva de pensamento inerente à imagem, proposta por Etienne Samain, para que se observe como as imagens da artista pensam. Para tanto, contextualiza-se as especificidades do signo fotográfico a partir da sua ontologia e de um breve histórico da consolidação da fotografia como meio de expressão, dessa discussão localiza-se o caráter construtivo da imagem fotográfica que é aproveitado como lógica de mediação em conjunto com a colagem para a elaboração das narrativas propostas por Gê Viana. Metodologicamente, a dissertação se dá tendo as imagens da artista como um estudo de caso, em uma leitura circunstanciada e pautada na recepção das imagens as quais são apreciadas em seu formato digital. Para a análise das imagens, utiliza-se uma adaptação do método de análise proposto por Ana Maria Mauad, tendo a revisão bibliográfica como suporte teórico para o entendimento dessas imagens fotográficas, que tem na colagem sua mediação perceptiva. Como resultados, espera- se fornecer subsídios para uma maior compreensão da imagem, em particular a fotográfica, por meio de uma leitura expandida das imagens de Gê Viana, tendo em vista que a prática artística propicia suporte para o entendimento da inserção social das imagens.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-3670-2234pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8086518671439587pt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Luciana Martha-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0990-0892pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9969574876271040pt_BR
dc.contributor.referee1Fukushima, Kando-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1654948158657986pt_BR
dc.contributor.referee2Silveira, Luciana Martha-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0990-0892pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9969574876271040pt_BR
dc.contributor.referee3Queluz, Marilda Lopes Pinheiro-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-1281-2260pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2110123354319236pt_BR
dc.contributor.referee4Masson, Michel Nunes Lopes-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7503329976185513pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gevianafotografiacolagem.pdf11,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons