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dc.creatorCosta, Taislaine Lucas-
dc.date.accessioned2022-05-17T13:32:24Z-
dc.date.available2022-05-17T13:32:24Z-
dc.date.issued2021-08-18-
dc.identifier.citationCOSTA, Taislaine Lucas. Análise do projeto do terminal urbano rodoviário de passageiros do munícipio de Pato Branco - PR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28547-
dc.description.abstractThe rural exodus, a migration phenomenon from rural to urban areas, accelerated in the 1950s and resulted in population concentration in large urban centers. Despite being stabilizing, this process led to the disorderly growth of cities and the overvaluation of real estate in the central regions, causing a large part of the workforce to occupy peripheral places and, consequently, more distant from the areas with the higher amount of job offers. The number and distance increase of displacements leads to major challenges in the urban road planning system. In this context, the Collective Public Transport Systems (in Portuguese, STPC) emerge as an alternative for urban mobility. In order for them to function efficiently, STPCs need an efficient terminal, so that the operation of embarking and disembarking passengers takes place safely and with the least possible loss of time. In this work, it was carried out an analysis of the Municipality of Pato Branco (PR) Urban Passenger Terminal Project , identifying its conformity in relation to the parameters required in technical manuals in national and international literature. Regarding the aspects evaluated, such as access controls, passenger circulation, vehicle circulation and waiting, it was observed that the critical factor is the overload of bus berths in the current hourly configuration of the lines in operation. As a mitigation measure, an in-depth study of the berths shared between the lines is recommended, considering the type of vehicle used and timetable, paying attention to the limitations imposed by the geometric characteristics of the project.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.subjectTerminais rodoviáriospt_BR
dc.subjectMobilidade socialpt_BR
dc.subjectUrban transportationpt_BR
dc.subjectBus terminalspt_BR
dc.subjectSocial mobilitypt_BR
dc.titleAnálise do projeto do terminal urbano rodoviário de passageiros do munícipio de Pato Branco - PRpt_BR
dc.title.alternativeUrban passenger bus terminal project analysis for city of Pato Branco - PRpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO êxodo rural, fenômeno de migração das zonais rurais para as zonas urbanas, acelerou-se na década de 1950 e resultou na concentração populacional nos grandes centros urbanos. Apesar de vir se estabilizando, esse processo levou ao crescimento desordenado das cidades e à supervalorização imobiliária das regiões centrais, fazendo com que grande parte da forca de trabalho ocupasse lugares periféricos e, consequentemente, mais distantes das zonas de maior oferta de empregos. O aumento do número e distância dos deslocamentos leva a grandes desafios no planejamento do sistema viário urbano. Nesse contexto, os Sistemas de Transporte Público Coletivos (STPC) surgem como uma alternativa para a mobilidade urbana. Para que funcionem de forma eficiente os STPC necessitam de um terminal eficiente, de modo que a operação de embarque e desembarque de passageiros ocorra de forma segura e com a menor perda de tempo possíveis. Neste trabalho, realizou-se a análise do Projeto do Terminal Urbano de Passageiros do Município de Pato Branco - PR, identificando sua conformidade em relação aos parâmetros exigidos em manuais técnicos da literatura nacional e internacional. Em relação aos aspectos avaliados, como controles de acesso, circulação de passageiros e circulação e espera de veículos, observou-se que o fator crítico é a sobrecarga dos berços de ônibus na atual configuração horária das linhas em operação. Recomenda-se, como medida mitigatória, um estudo aprofundado do compartilhamento de berços entre as linhas, considerando o tipo de veículo utilizado e horário, atentando-se às limitações impostas pelas características geométricas do projeto.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Bisconsini, Danilo Rinaldi-
dc.contributor.referee1Sabbi, Volmir-
dc.contributor.referee2Trombetta, Jairo-
dc.contributor.referee3Bisconsini, Danilo Rinaldi-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
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