Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2848
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFelisbino, Cláudio Marcio-
dc.date.accessioned2017-12-27T16:18:13Z-
dc.date.available2017-12-27T16:18:13Z-
dc.date.issued2017-08-28-
dc.identifier.citationFELISBINO, Cláudio Marcio. Ferramenta para o apoio ensino-aprendizagem do modelo orientado a objetos durante a construção do diagrama de classes. 2017. 118 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2848-
dc.description.abstractThe teaching of the object-oriented model has become a very common practice in the introduction of computer courses and difficulties in the teaching-learning process are well known. Most of the students present difficulties in assimilating the concepts and abstractions involved in this paradigm. This study describes the development, implementation and testing of a tool to support the teaching-learning process of the object-oriented model during the construction of Class Diagrams. With the tool developed, data were collected during the construction of UML Class Diagrams, in experiments carried out with students of a University located in the city of Curitiba. The developed tool allowed to reveal the behaviors of the students during the construction of the class diagrams. The results show that the interventions made by students in items of the Class Diagram, such as attributes, methods and associations, during the creation of the same, directly influence the concept obtained. In addition, the tool offers specific information about each student that can be used by the teacher to encourage each one to study certain themes in order to improve their performance in understanding the object-oriented model and creating Class Diagrams. The teaching-learning tool of the object-oriented model during the construction of the Class Diagram provides data neglected by the diagrams-building tools, and can be an important method to improve the teaching-learning process of the model oriented to Objects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMétodos orientados a objetos (Computação)pt_BR
dc.subjectProgramação orientada a objetos (Computação)pt_BR
dc.subjectUML (Computação)pt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSoftware - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subjectComputaçãopt_BR
dc.subjectObject-oriented methods (Computer science)pt_BR
dc.subjectObject-oriented programming (Computer science)pt_BR
dc.subjectUML (Computer science)pt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectComputer software - Developmentpt_BR
dc.subjectComputer simulationpt_BR
dc.subjectComputer sciencept_BR
dc.titleFerramenta para o apoio ensino-aprendizagem do modelo orientado a objetos durante a construção do diagrama de classespt_BR
dc.title.alternativeTool for teaching-learning support of the model object-oriented architecture during the construction of the class diagrampt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO ensino do modelo orientado a objetos tornou-se uma prática muito comum na introdução dos cursos de computação e as dificuldades no processo de ensinoaprendizagem são bem conhecidas. Grande parte dos estudantes apresenta dificuldades em assimilar os conceitos e abstrações envolvidas neste paradigma. Este trabalho descreve o desenvolvimento, a implementação e testes de uma ferramenta para apoiar o processo de ensino-aprendizagem do modelo orientado a objetos, durante a construção de Diagramas de Classe. Com a ferramenta desenvolvida, foram coletados dados durante a construção de Diagramas de Classe UML, em experimentos realizados com alunos de uma Universidade situada na cidade de Curitiba. A ferramenta desenvolvida permitiu revelar comportamentos dos alunos durante a construção dos diagramas de classes. Os resultados demonstram que as intervenções realizadas por alunos em itens do Diagrama de Classes, como atributos, métodos e associações, durante a criação do mesmo, influenciam diretamente no conceito obtido. Além disso, a ferramenta oferece informações específicas sobre cada aluno, que podem ser utilizadas pelo professor para incentivar cada um a estudar determinados temas, a fim de melhorar o desempenho dos mesmos no entendimento do modelo orientado a objetos e na criação de Diagramas de Classes. A ferramenta para o apoio ao ensino-aprendizagem do modelo orientado a objetos durante a construção do Diagrama de Classes fornece dados negligenciados pelas ferramentas de construção de diagramas, podendo ser um importante método para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem do modelo orientado a objetos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5429685101612428pt_BR
dc.contributor.advisor1Bastos, Laudelino Cordeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1231141260610815pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Seca Neto, Adolfo Gustavo Serra-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0071119715272492pt_BR
dc.contributor.referee1Bastos, Laudelino Cordeiro-
dc.contributor.referee2Bortolozzi, Flávio-
dc.contributor.referee3Noronha, Robinson Vida-
dc.contributor.referee4Emer, Maria Claudia Figueiredo Pereira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWAREpt_BR
dc.subject.capesCiência da Computaçãopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGCA_M_Felisbino, Claudio Marcio_2017.pdf1,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.