Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28445
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorrea, Arielle Jorge-
dc.date.accessioned2022-05-11T16:08:03Z-
dc.date.available2022-05-11T16:08:03Z-
dc.date.issued2021-12-13-
dc.identifier.citationCORREA, Arielle Jorge. Dona Eustáquia e Floribella em a Aventura na Casa Amarela: um projeto gráfico editorial infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28445-
dc.description.abstractHappiness has been studied by worldwide thinkers, philosophers and by many different subjects all throughout history. In this context, in 1998 the Positive Psychology was born with the intuit of recovering such studies on “good life”, resourcing from ancient traditions to modern ones. The Positive Psychology has the ambition to to understand the dot outside the bend and restore two pillars, which for many years were left aside: change people’s life for better and nourish its talents. The referred project presents the development of a book that has followed the Löbach methodology as well as the theory’s demonstrated on Seligman’s studies of happiness. Furthermore, it was necessary to research the cognitive aspects of children, beholding the intuit of discovering what age limit would the book be appropriate for. Following the project’s methodology, analysis were made by professionals from the psychology and literature areas. After the story creation section, plus the answer from the professionals, the practical section in the design area begun: a main character was created and a miniature book version was developed, also, after this part, a analysis was made by illustrators. In sequence, a research was made about colour; painting techniques; grid, the book format was chosen and types of typography were tested to find which one would be the most appropriate for this project. Thus, a printed book of children’s literature for children aged 6-8 years was obtained.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectProjeto gráfico (Tipografia)pt_BR
dc.subjectPsicologia positivapt_BR
dc.subjectComunicação visualpt_BR
dc.subjectStoryboardspt_BR
dc.subjectGraphic design (Typography)pt_BR
dc.subjectPositive psychologypt_BR
dc.subjectVisual communicationpt_BR
dc.titleDona Eustáquia e Floribella em a Aventura na Casa Amarela: um projeto gráfico editorial infantilpt_BR
dc.title.alternativeMiss Eustáquia and Floribella in an Adventure into the Yellow House: a children’s graphic editorial projectpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA felicidade foi estudada por pensadores, filósofos e também por diferentes áreas de conhecimento ao longo da história. Nesse contexto, surge a Psicologia Positiva, que visa resgatar tais estudos, de antigas tradições ou até contemporâneas, que falem sobre a vida boa. Essa área tem o objetivo de pesquisar o ponto fora da curva, estudar as pessoas felizes e resgatar dois pilares, que durante muitos anos foram deixados de lado pela Psicologia: tornar melhor a vida das pessoas e nutrir seus talentos. O projeto em questão apresenta o desenvolvimento de um livro que contou com a metodologia de Löbach e o embasamento teórico presente no estudo de Seligman sobre a felicidade. Além disso, foi necessário pesquisar os aspectos cognitivos da criança com o intuito de saber qual faixa etária que o livro é indicado. Seguindo a metodologia do projeto, foram realizadas análises com profissionais da área literária e da área da Psicologia. Após a etapa da elaboração da narrativa, somado ao retorno dos profissionais, seguiu-se com a parte prática na área de design: foi desenvolvida a personagem principal e criado uma versão miniatura do livro, após essa etapa também foi realizado uma análise com ilustradores. Na sequência, foi pesquisado sobre cor, sobre a técnica de pintura, sobre o grid, foi escolhido o formato do livro e realizado teste com tipografias para saber qual era a mais indicada ao projeto e após essa condução resultou em um livro impresso de literatura infantil indicado para crianças de 6-8 anos de idade.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Zamarian, Esoline Helena Cavalli-
dc.contributor.advisor-co1Sarro, Ed Marcos-
dc.contributor.referee1Zamarian, Esoline Helena Cavalli-
dc.contributor.referee2Hammerschmidt, Christopher-
dc.contributor.referee3Landal, Simone-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Design Gráficopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
projetograficoeditorialinfantil .pdf10,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons