Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28426
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaschoalin, Larissa-
dc.date.accessioned2022-05-11T13:40:53Z-
dc.date.available2022-05-11T13:40:53Z-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.identifier.citationPASCHOALIN, Larissa. Metadesign de serviços e inovação social em um projeto de capacitação solidária. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28426-
dc.description.abstractWhen public services do not meet the social demand, Third Sector organizations try to meet these needs with voluntary services. The nature of this work creates a great challenge for the management of projects in such organizations. In this context, CASOL arises, a free Solidarity Training Project, created from a partnership between the Project Management Institute of Paraná (PMI-PR), the Superior Institute of Administration and Economy of Mercosur (ISAE) and the Volunteer Movement Curitiba (MVC), with the objective of helping Civil Social Organizations (CSOs) to improve their internal processes and projects based on knowledge in project management. The objective of this course conclusion work was to co-design CASOL 2021 based on observations and research of the experience of CASOL 2020, following three approaches that complement each other and share the principle of co-creation: the Metadesign of design processes, Service Design for the understanding and development of the journeys and the Design for Social Innovation that deals with social change. For this, it was necessary to map the service experience, developing visualization diagrams, starting with changing the roles of some stakeholders and the designer’s involvement within the project. Open and collaborative tools were proposed for the new edition of the program to support the team and participants. This codesign process allowed us to understand the mistakes and successes of the project. In addition to reflecting on the CASOL project, this research also reflects on the possibilities of the designer’s role in a collaborative project.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectDesenho industrialpt_BR
dc.subjectAdministração de projetospt_BR
dc.subjectOrganizações não-governamentaispt_BR
dc.subjectDesign, Industrialpt_BR
dc.subjectProject managementpt_BR
dc.subjectNon-governmental organizationspt_BR
dc.titleMetadesign de serviços e inovação social em um projeto de capacitação solidáriapt_BR
dc.title.alternativeService metadesign and social Innovation in a solidarity training projectpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoQuando os serviços públicos não dão conta da demanda social, organizações do Terceiro Setor tentam suprir essas necessidades com serviços voluntários. A natureza deste trabalho gera um grande desafio para a gestão dos projetos de tais organizações. Neste contexto, surge o CASOL, um Projeto de Capacitação Solidária gratuito, criado a partir de uma parceria entre o Project Management Institute do Paraná (PMI-PR), o Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul (ISAE) e o Movimento do Voluntariado de Curitiba (MVC), com o objetivo de auxiliar Organizações Sociais Civis (OSCs) a melhorarem seus processos internos e projetos a partir do conhecimento em gestão de projetos. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso foi coprojetar o CASOL 2021 baseado nas observações e pesquisas de experiência do CASOL 2020, seguindo três abordagens que se complementam e possuem em comum o princípio da cocriação: o Metadesign dos processos de design, Design de Serviços para o entendimento e desenvolvimento das jornadas e o Design para Inovação Social que lida com mudanças sociais. Para isso, foi necessário mapear a experiência do serviço, desenvolvendo diagramas de visualizações, começando com a mudança de papéis de alguns stakeholders e do envolvimento da designer dentro do projeto. Para a nova edição do programa foram propostas ferramentas abertas e colaborativas que deram suporte à equipe e aos participantes. Este processo de codesign permitiu compreender os erros e acertos do projeto. Além de refletir sobre o projeto CASOL, esta pesquisa reflete também sobre as possibilidades do papel da designer em um projeto colaborativo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Amstel, Frederick Marinus Constant Van-
dc.contributor.referee1Amstel, Frederick Marinus Constant Van-
dc.contributor.referee2Mazzarotto Filho, Marco André-
dc.contributor.referee3Silva, Claudia Bordin Rodrigues da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Design Gráficopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
metadesignservicosinovacaosocial.pdf6,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons