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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Luís Fernando da-
dc.creatorSantos, Givan José Ferreira-
dc.creatorDutra, Alessandra-
dc.creatorRodrigues, Ingrid Benites Guntendorfer-
dc.creatorNovelli, Letícia Veitas-
dc.date.accessioned2022-05-09T23:19:10Z-
dc.date.available2022-05-09T23:19:10Z-
dc.date.issued2019-03-
dc.identifier.citationSILVA, Luís Fernando da et al. Processo de produção textual escrita nas aulas de língua inglesa: multiletramentos crítico e digital. Educitec: Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 5, n. 10, p. 287-310, mar. 2019. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/480. Acesso em: 9 maio. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2446-774Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28337-
dc.description.abstractThis article focuses on the production of cartoons in English classes with students of the 3rd year of High School, in a public school, using critical and digital multiliteracies and blended learning with a social interactionist approach based on textual genre. The employed types of research were: bibliographic, descriptive, field and analytical. The theoretical aspects were based on authors who corroborate with a critical and omnilateral educational process, aiming for the inclusion in a digital society which uses English language as a social practice. The selected theorists were: Ferreti (2012), Vygotsky (1987), Bakhtin (1988), Meurer (2000), Santos (2001); Rojo (2012), Picciano e Dziuban (2013), Dewey (1978), Calvin (1998), Morin (2008), Ruiz (2001), Gonçalves (2001) e Bergmann (2016). The results, although they point out some disadvantages, confirmed the expectations regarding the specifications of the goals, highlighting as essential the writing process to promote the quality teaching. In addition, it became evident that the use of technological tools does not make educational work redundant; on the contrary, it provides opportunities for students to be agents in the knowledge construction.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofEducitec: Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológicopt_BR
dc.relation.urihttps://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/480pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectComunicação escritapt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectPensamento críticopt_BR
dc.subjectWritten communicationpt_BR
dc.subjectComputer literacypt_BR
dc.subjectCritical thinkingpt_BR
dc.titleProcesso de produção textual escrita nas aulas de língua inglesa: multiletramentos crítico e digitalpt_BR
dc.title.alternativeWritten textual production process in the english language lessons: critical and digital multiliteraciespt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.description.resumoEste artigo enfoca a produção de cartuns nas aulas de Inglês com estudantes do 3º Ano do Ensino Médio, em uma escola pública, utilizando multiletramentos crítico e digital e ensino híbrido com abordagem sociointeracionista baseada em gênero textual. Os tipos de pesquisa empregados foram: bibliográfica, descritiva, de campo e analítica. Os aspectos teóricos basearam-se em autores(as) que corroboram com um processo educacional crítico e omnilateral, almejando a inclusão em uma sociedade digital a qual utiliza a Língua Inglesa enquanto prática social. Os(As) teóricos(as) selecionados foram: Ferreti (2012), Vygotsky (1987), Bakhtin (1988), Meurer (2000), Santos (2001); Rojo (2012), Picciano e Dziuban (2013), Dewey (1978), Calvin (1998), Morin (2008), Ruiz (2001), Gonçalves (2001) e Bergmann (2016). Os resultados, embora apontem algumas desvantagens, confirmaram as expectativas quanto às especificações dos objetivos, destacando como essencial o processo de escrita para promover um ensino de qualidade. Além disso, ficou evidente que o emprego de ferramentas tecnológicas não torna o trabalho educacional redundante, pelo contrário, oportuniza momentos para que estudantes possam ser agentes na construção do conhecimento.pt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.480pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.citation.volume5pt_BR
dc.citation.issue10pt_BR
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