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dc.creatorMumbelli, Joceleide Dalla Costa-
dc.date.accessioned2022-05-06T12:26:31Z-
dc.date.available2022-05-06T12:26:31Z-
dc.date.issued2022-03-14-
dc.identifier.citationMUMBELLI, Joceleide Dalla Costa. An application of generative adversarial networks to improve automatic inspection in automotive assembly lines. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28292-
dc.description.abstractIn manufacturing systems, quality inspection is a critical issue. This can be performed by humans,or by means of Computer Vision Systems ( CVS), which are trained using representative sets of images, modeling classes of defects that may possibly occur. In practice, the construction of such datasets strongly limits the use of most CVS methods, as the variety of defects is of combinatorial nature. Alternatively, instead of recognizing defects, a system can be trained to detect non-defective cases, becoming appropriate for some application profiles. In flexible automotive manufacturing, for example, parts are assembled within a reduced set of correct combinations, while the number of possible incorrect assembling is enormous. In this paper, we show how a CVS can be extended with a Deep Learning-based approach that exploits a Generative Adversarial Network ( GAN) to detect non-defective production eliminating the need for constructing expensive defect image datasets. The proposal is tested over the assembly line of Renault, in Brazil. Results show that our approach has better accuracy in inspection, compared with the currently used CVS. We also show that the same method can be used in different components inspection, without any modification.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectRedes neurais (Computação)pt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectVisão por computadorpt_BR
dc.subjectNeural networks (Computer science)pt_BR
dc.subjectArtificial intelligencept_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectComputer visionpt_BR
dc.titleAn application of generative adversarial networks to improve automatic inspection in automotive assembly linespt_BR
dc.title.alternativeAplicação de redes adversariais generativas para melhorar a inspeção automática em linhas de montagem automotivapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEm sistemas de manufatura, a inspeção de qualidade é uma questão crítica. Isso pode ser feito por humanos, ou por meio de Sistemas de Visão Computacional (CVS), que são treinados usando conjuntos representativos de imagens, modelando classes de defeitos que eventualmente possam ocorrer. Na prática, a construção de tais conjuntos de dados limita fortemente o uso da maioria dos métodos CVS, pois a variedade de defeitos é de natureza combinatória. Alternativamente, ao invés de reconhecer defeitos, um sistema pode ser treinado para detectar casos não defeituosos, tornando-se apropriado para alguns perfis de aplicação. Na fabricação automotiva flexível, por exemplo, as peças são montadas dentro de um conjunto reduzido de combinações corretas, enquanto o número de possíveis montagens incorretas é enorme. Neste artigo, mostramos como um CVS pode ser estendido com uma abordagem baseada em Deep Learning que explora uma Generative Adversarial Network ( GAN) para detectar produção não defeituosa, eliminando a necessidade de construir conjuntos de dados de imagem de defeito. A proposta é testada na linha de montagem da Renault, no Brasil. Os resultados mostram que nossa abordagem melhor precisão na inspeção, em comparação com o CVS atualmente usado. Mostramos também que o mesmo método pode ser utilizado em diferentes inspeções de componentes, sem nenhuma modificação.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-0511-5811pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4059115257368866pt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Marcelo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1008-7838pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8925349327322997pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Casanova, Dalcimar-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1905-4602pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4155115530052195pt_BR
dc.contributor.referee1Casanova, Dalcimar-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1905-4602pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4155115530052195pt_BR
dc.contributor.referee2Guarneri, Giovanni Alfredo-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2269-2522pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7436484622054922pt_BR
dc.contributor.referee3Teixeira, Marcelo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-1008-7838pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8925349327322997pt_BR
dc.contributor.referee4Lopes, Yuri Kaszubowski-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-4627-5590pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6645986822120975pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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