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dc.creatorTraldi, Fabiano José Ferrari-
dc.creatorInhan, Rodolfo de Lima-
dc.date.accessioned2022-05-03T00:35:53Z-
dc.date.available5000-
dc.date.available2022-05-03T00:35:53Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationTRALDI, Fabiano José Ferrari; INHAN, Rodolfo de Lima. Simulação do escoamento em ciclones utilizando a metodologia Urans. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28228-
dc.description.abstractCyclones are equipment used for a long time, the first known patents are from the late 19th century. By providing a good result when it comes to separation of particles, being of easy design, have little maintenance and yet assist in control of pollutants in the environment, they are very used in industries of several segments. In this paper was simulated the outflow of a gas inside a cyclone in order to evaluate if the computational methods can reproduce precisely the results experimentally obtained. To do so was used the computational fluid dynamics. In special, this paper is designed to evaluate the predictive capacity of the turbulence model Reynolds Stress Model (RSM) related to simulation of cyclonic separators, which are characterized by highly anisotropic outflow. The simulation of the continuous phase was performed in unsteady state, while the injection of particles, to evaluate the cyclone collection efficiency using different particle diameters, was performed as post processing (assumed coupling of one way). The speed profiles were compared with the literature reference and the model was reliable. With that is concluded that the RSM model was efficient to describe the experiment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectDinâmica dos fluidospt_BR
dc.subjectFluidodinâmica computacionalpt_BR
dc.subjectTurbulênciapt_BR
dc.subjectFluid dynamicspt_BR
dc.subjectComputational fluid dynamicspt_BR
dc.subjectTurbulencept_BR
dc.titleSimulação do escoamento em ciclones utilizando a metodologia Uranspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoCiclones são equipamentos utilizados há muito tempo, as primeiras patentes que se tem conhecimento são do final do século XIX. Por proporcionarem um bom resultado quando se trata de separação de partículas, serem de fácil desenho, terem pouca manutenção e ainda auxiliarem no controle de poluentes no meio ambiente são muito empregados em industrias de diversos segmentos. Neste trabalho foi simulado o escoamento de um gás no interior de um ciclone com o intuito de avaliar se os métodos computacionais conseguem reproduzir com precisão os resultados obtidos experimentalmente. Para isso foi utilizada a dinâmica dos fluídos computacional. Em especial este trabalho se destina a avaliar a capacidade de predição do modelo de turbulência Reynolds Stress Model (RSM) em relação à simulação de separadores ciclônicos, os quais são caracterizados por escoamento altamente anisotrópico. A simulação da fase contínua foi realizada em regime transiente, enquanto que a injeção de partículas, para avaliar a eficiência de coleta do ciclone utilizando diâmetros de partículas variados, foi realizada como pós processamento (assumiu-se acoplamento de uma via). Os perfis de velocidade foram comparados com a literatura de referência e o modelo mostrou-se confiável. Com isso chegou-se à conclusão de que o modelo RSM foi eficiente para descrever o experimento.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Lourenço, Marcos Antônio de Souza-
dc.contributor.advisor-co1Salvo, Ricardo de Vasconcelos-
dc.contributor.referee1Lourenço, Marcos Antonio de Souza-
dc.contributor.referee2Gallo, Rubens-
dc.contributor.referee3Razuk, Henrique Cotait-
dc.contributor.referee4Salvo, Ricardo de Vasconcelos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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