Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28197
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPerini, Emanuelle Costa-
dc.date.accessioned2022-05-02T23:14:39Z-
dc.date.available5000-
dc.date.available2022-05-02T23:14:39Z-
dc.date.issued2015-10-14-
dc.identifier.citationPERINI, Emanuelle Costa. Máquina de termoformagem para pequenas empresas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28197-
dc.description.abstractAdvertising has been an essential tool for highlighting and permanence of a company in today's market, companies are increasingly investing in gifts, packaging, signage and related aiming to win the competition and win the customer. Thus, there is an increasing development in the visual communication field. In the Brazilian scenario, we can see the difficulty of small business owners in buy packaging to provide or promote their products, so it turns out the importance of creating an affordable machine for this market. With this, the theme idea of this work arises, develop a thermoforming machine that takes up little space, is quiet and has low cost. The thermoforming process consists in shaping plastic sheets, where the sheet is heated to soften it in a mold and air is sucked through the mold and the plate so that the material acquires the contours of the part.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectComunicação visualpt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectMáquinas para plásticospt_BR
dc.subjectVisual communicationpt_BR
dc.subjectSmall businesspt_BR
dc.subjectPlastics machinerypt_BR
dc.titleMáquina de termoformagem para pequenas empresaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA propaganda tem sido uma ferramenta imprescindível para destaque e permanência de uma empresa no mercado atual, as empresas investem cada vez mais em brindes, embalagens, letreiros e afins com intuito de vencer a competitividade e conquistar o cliente. Assim, verifica-se um crescente desenvolvimento na área de comunicação visual. No cenário brasileiro, pode-se observar a dificuldade de pequenos empresários em adquirir embalagens para fornecer ou divulgar seus produtos, desta maneira verifica-se a importância da criação de uma máquina acessível para este mercado. Com isto, surge a ideia tema deste trabalho, desenvolver uma máquina de termoformagem que ocupe pouco espaço, seja silenciosa e tenha baixo custo. O processo de termoformagem consiste em moldar chapas plásticas, onde a chapa é aquecida a fim de que amoleça sobre um molde e o ar é sugado por entre o molde e a chapa para que o material adquira o contorno da peça.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Celso Naves de-
dc.contributor.referee1Souza, Celso Naves de-
dc.contributor.referee2Moreno, João Roberto Sartori-
dc.contributor.referee3Ferneda, Amauri Bravo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:CP - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COEME_2015_2_01.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
4,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.