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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rodrigo Barbosa e-
dc.date.accessioned2017-12-22T16:38:42Z-
dc.date.available2017-12-22T16:38:42Z-
dc.date.issued2017-08-31-
dc.identifier.citationSILVA, Rodrigo Barbosa e. Para além do movimento maker: Um contraste de diferentes tendências em espaços de construção digital na Educação. 2017. 240 f. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2816-
dc.description.abstractSpaces dedicated to construction based on digital resources are taking part of public and private educational projects in Brazil as a result of the growing public interest in hands-on activities. These spaces are planned, built, and executed under transnational trends of digital construction. This Ph.D. thesis contrasts maker proposals, e.g. FabLabs, Maker Media, criticism to the Californian tecnoutopia, and FabLearn, in order to comprehend the origins, the aims and the implications of each one of these distinct proposals of technologies in Education. One considering the under-theorization of maker movement in general, which privileges the ´making´ over reflection, this thesis presents concepts of technology based on Alvaro Vieira Pinto, and praxis and freedom on Paulo Freire’s work, along a discussion of social basis of techniques on Science, Technology and Society Studies. It is a descriptive research about facts and phenomenons in an ongoing debate about Brazilian techno science and education. As results, it presents firstly a critical reflexive approach of diverse maker proposals, secondly a contribution to progressive education discussions, and thirdly the enrichment and expansion of national thinkers’ theories on technology and education. It concludes that FabLearn is consistent with Freire’s ideas of progressive education, and Alvaro Vieira Pinto’s philosophical and Paulo Freire’s educational thoughts can be filled in, based on an emancipatory and inclusive perspective of society, the theoretical gap of maker movement.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPinto, Alvaro Vieira |d 1909-1987 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectFreire, Paulo - 1921-1997 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectTecnologia de ponta e educaçãopt_BR
dc.subjectInovações tecnológicas - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectPinto, Alvaro Vieira |d 1909-1987 - Criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectDigital dividept_BR
dc.subjectFreire, Paulo - 1921-1997 - Criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectTechnology - Social aspectspt_BR
dc.subjectHigh technology and educationpt_BR
dc.subjectTechnological innovations - Social aspectspt_BR
dc.subjectEducational innovationspt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titlePara além do movimento maker: um contraste de diferentes tendências em espaços de construção digital na Educaçãopt_BR
dc.title.alternativeBeyond maker movement: a contrast of different trends in digital construction spaces in Educationpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoCom o recente crescimento do interesse em atividades manuais baseada em tecnologias digitais, espaços de construção começam a fazer parte de projetos educacionais públicos e privados no país. Estes espaços são planejados, construídos e executados seguindo tendências transnacionais de construção digital. Esta tese contrasta propostas maker baseadas em FabLabs, na Maker Media, em críticas à tecnoutopia californiana e no FabLearn com objetivo de compreender as origens, objetivos e implicações de cada uma dessas diferentes propostas de tecnologias para a Educação. Considerando a sub-teorização do movimento maker em geral, que privilegia o fazer acima do refletir, esta tese apresenta conceitos de tecnologia baseado em Álvaro Vieira Pinto, de práxis e liberdade em Paulo Freire, e de bases social da técnica no campo de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Trata-se de uma pesquisa descritiva de fatos e fenômenos em voga na tecnociência e educação brasileiras. Os resultados alcançados são uma abordagem crítico-reflexiva das diferentes vertentes maker, o contraste entre diferentes propostas de construção digital, uma contribuição a propostas progressistas de educação e a valorização e expansão da obra de pensadores nacionais de Educação e tecnologias. Conclui-se que a proposta FabLearn é condicente com ideias freirianas para Educação e que parte da falta de embasamento teórico do movimento maker em geral pode ser preenchida pelo pensamento filosófico de Álvaro Vieira Pinto e educacional de Paulo Freire, em uma perspectiva emancipatória e inclusiva da sociedade.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7636563787150309pt_BR
dc.contributor.advisor1Merkle, Luiz Ernesto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2227304067293085pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Roseli de Deus-
dc.contributor.referee2Saavedra Filho, Nestor Cortez-
dc.contributor.referee3Raabe, Andre Luís Alice-
dc.contributor.referee4Evangelista, Rafael de Almeida-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
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