Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28161
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCamilo, Merielle-
dc.creatorNeves, Marcos Cesar Danhoni-
dc.creatorBeloni, Belmiro Marcos-
dc.creatorDutra, Alessandra-
dc.date.accessioned2022-04-29T23:57:56Z-
dc.date.available2022-04-29T23:57:56Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCAMILO, Merielle et al. A música enquanto instrumento de abordagem do pensamento filosófico: uma experiência de trabalho em Adorno, Horkheimer e Arendt com adolescentes. Revista Prática Docente, Confresa, v. 6, n. 1, p. 1-15, jan./abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/984. Acesso em: 29 abr. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2526-2149pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28161-
dc.description.abstractHistorically, music is a human construction of subjectivity and creativity of individuals and, as well as a construction of group identity. Music reveals a society's anxieties, way of being and desires, among others. To analyze the lyrics of songs is to unveil a universe within a community in a given context. In the present work, the third year high school students were asked to analyze songs of different musical genres, chosen at their own criteria, with the following themes: racism, xenophobia, homophobia, misogyny, and feminicide. The objective was to make explicit the relationships between the lyrics of wellknown songs and how the reproduced message is introjected and normalized by the listeners, regardless of their excluding or oppressive discourse. After the choice process, the participants were able to discuss the concepts of cultural industry, propaganda, mass culture (Frankfurt School) and the banalization of evil (Hannah Arendt), with a surprising result of the students' interest and expansion of their critical sense in relation to the world around them.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Prática Docentept_BR
dc.relation.urihttps://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/984pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectMúsica - Análise, apreciaçãopt_BR
dc.subjectMúsica e filosofiapt_BR
dc.subjectIndústria culturalpt_BR
dc.subjectMusic appreciationpt_BR
dc.subjectMusic and philosophypt_BR
dc.subjectCultural industriespt_BR
dc.titleA música enquanto instrumento de abordagem do pensamento filosófico: uma experiência de trabalho em Adorno, Horkheimer e Arendt com adolescentespt_BR
dc.title.alternativeMusic as a tool for approaching philosophical thought: an experiment in Adorno, Horkheimer and Arendt with adolescentspt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.description.resumoHistoricamente, a música é uma construção humana da subjetividade e criatividade dos indivíduos e, ao mesmo tempo, uma construção da identidade de grupo. A música revela ansiedades, modo de ser e desejos de uma sociedade, entre outros. Analisar as letras de músicas é desvendar um universo dentro de uma comunidade em determinado contexto. No presente trabalho, os alunos do terceiro ano do ensino médio foram instigados a analisarem músicas de diversos gêneros musicais, escolhidas a critério deles mesmos, com as temáticas: racismo, xenofobia, homofobia, misoginia e feminicídio. Objetivou-se explicitar as relações entre as letras de músicas conhecidas e como a mensagem reproduzida é introjetada e normalizada pelos ouvintes, não importando o discurso excludente ou opressor destas. Os participantes, após o processo de escolha, puderam discutir os conceitos de indústria cultural, propaganda, cultura de massas (Escola de Frankfurt) e a banalização da maldade (Hannah Arendt), com resultado surpreendente do interesse dos alunos e ampliação de seu senso crítico em relação ao mundo ao seu redor.pt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e020.id984pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.citation.volume6pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
musicapensamentofilosofico.pdf430,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons