Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28149
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuedes, Josefina Aparecida Soares-
dc.date.accessioned2022-04-27T15:13:12Z-
dc.date.available2022-04-27T15:13:12Z-
dc.date.issued2022-02-04-
dc.identifier.citationGUEDES, Josefina Aparecida Soares. Indicadores qualitativos para avaliação do potencial semântico de portais do conhecimento de universidades. 2022. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28149-
dc.description.abstractSemantic portals, as sociotechnical artifacts, are oriented by a set of people and technologies interconnected to provide information with high added value. For university portals to become semantic, it is necessary to have semantic technologies and specific conditions that can be analyzed using indicators. The aim of this study was to propose qualitative indicators to assess the semantic potential of university knowledge portals according to the precepts of the Actor-Network Theory. The research included a bibliometric survey, systematic and content analysis and a field research sending a questionnaire to technology and information coordinators from the 69 Brazilian federal universities, in order to identify the technologies and human resources available on the portal of each institution. The questionnaires were applied from June to September 2021, with 42 responses being obtained. Data processing was performed through descriptive statistical analysis and the 40 variables listed were validated by a panel of experts who ratified the content of the proposed indicators. The mapping of the portal actors’ network was carried out to list the human and non-human actors, their interests and interrelationships. The analysis of the features of the portal network evidenced the weak and strong ties related to the credibility of the parameters reflected in daily practice and also those related to technological innovation and which are fundamental for the evolution of portals as a sócio-technical system. As a result, a set of 18 qualitative indicators was proposed that can be used as a management tool for creating or improving university knowledge portals. It’s inferred that the use of these indicators can improve the retrieval of information that supports the construction of knowledge and also strengthen the communication and sharing processes from the portals interface.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Conhecimentospt_BR
dc.subjectPortais da Webpt_BR
dc.subjectTeoria ator-redept_BR
dc.subjectWeb semântica - Indicadorespt_BR
dc.subjectSistemas de recuperação da informação - Educaçãopt_BR
dc.subjectComputação semânticapt_BR
dc.subjectUniversities and colleges - Knowledgept_BR
dc.subjectWeb portalspt_BR
dc.subjectActor-network theorypt_BR
dc.subjectSemantic web - Directoriespt_BR
dc.subjectInformation storage and retrieval systems - Educationpt_BR
dc.subjectSemantic computingpt_BR
dc.titleIndicadores qualitativos para avaliação do potencial semântico de portais do conhecimento de universidadespt_BR
dc.title.alternativeQuality indicators for assessing the semantic potential of university knowledge portalspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoOs portais semânticos, como artefatos sociotécnicos, são regidos por um conjunto de pessoas e de tecnologias que se interconectam para disponibilizar informação de alto valor agregado. Os portais universitários podem se tornar semânticos quando dispõem de tecnologias e de condições específicas que os levem a se tornar portais do conhecimento e podem ser avaliados com o uso de indicadores. O objetivo desse estudo é o de propor indicadores qualitativos para a avaliação do potencial semântico de portais do conhecimento de universidades de acordo com os preceitos da Teoria Ator-Rede. A pesquisa bibliográfica, conduzida neste intuito, incluiu levantamento bibliométrico, análise sistemática e de conteúdo e uma pesquisa de campo com o envio de questionário para coordenadores de TI das 69 universidades federais brasileiras, a fim de identificar as tecnologias e os recursos humanos utilizados no portal de cada instituição. Os questionários foram aplicados no período de junho a setembro de 2021, sendo obtidas 42 respostas. O tratamento dos dados coletados foi efetuado mediante análise estatística descritiva resultando em 40 variáveis elencadas que permitiram a construção de um rol de indicadores; as variáveis foram validadas por um painel de especialistas que ratificou os indicadores propostos. O mapeamento da rede de atores dos portais foi efetuado para elencar os atores humanos e não humanos, seus interesses e inter-relações. A análise dos traços da rede de portais evidenciou laços fracos e fortes relacionados com a credibilidade dos parâmetros refletidos na prática diária e também aqueles relacionados com a inovação tecnológica e que são fundamentais para a evolução dos portais como artefatos sociotécnicos. Como resultado, foi proposto um conjunto de 18 indicadores qualitativos que podem ser utilizados como instrumento de gestão para criação ou melhoramento de portais do conhecimento de universidades. Infere-se que o uso desses indicadores pode melhorar a recuperação da informação que embasa a construção de conhecimento e fortalecer também os processos de comunicação e compartilhamento a partir da interface dos portais.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0806-4450pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0127936703210087pt_BR
dc.contributor.advisor1Strauhs, Faimara do Rocio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4013-2724pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3857956905317907pt_BR
dc.contributor.referee1Santoyo, Alain Hernandez-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3358782039748485pt_BR
dc.contributor.referee2Wildauer, Egon Walter-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2340-8984pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1767196615552654pt_BR
dc.contributor.referee3Strauhs, Faimara do Rocio-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4013-2724pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3857956905317907pt_BR
dc.contributor.referee4Muller, Rodrigo-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-9877-7122pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3045852349057252pt_BR
dc.contributor.referee5Labiak Junior, Silvestre-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0001-5336-6223pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5739819800762533pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
indicadoresqualitativosportaisconhecimento.pdf4,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons