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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27815
Título: | Desafios socioambientais decorrentes da implantação de reforma agrária sob mediação de educação ambiental |
Título(s) alternativo(s): | Social and environmental challenges in agrarian reform camp under the mediation of environmental education |
Autor(es): | Leonardo, Josiane Bielski |
Orientador(es): | Guimarães, Elisete |
Palavras-chave: | Reforma agrária Meio ambiente Movimentos sociais Política pública Educação ambiental Land reform Environment Social movements Public policy Environmental education |
Data do documento: | 17-Dez-2021 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Francisco Beltrao |
Citação: | LEONARDO, Josiane Bielski. Desafios socioambientais decorrentes da implantação de reforma agrária sob mediação de educação ambiental. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental: Análise e Tecnologia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2021. |
Resumo: | Em um país onde as desigualdades e injustiças socioambientais se destacam em todos os setores da sociedade, o acesso pela terra não poderia ser diferente, e como tantos outros, este também é um problema alvo de discussão, conflitos, controvérsias, e disputas políticas. A implantação de Reforma Agrária e acampamentos rurais podem gerar vários impactos e desafios sociais à comunidade e biodiversidade em seu entorno. Essa é apenas uma realidade que retrata os problemas historicamente presentes na questão agrária do Brasil. Diante desse fato, este estudo objetivou identificar os possíveis impactos socioambientais ocasionados devido a implantação de acampamento de Reforma Agrária e sob mediação de Educação Ambiental, propor ações para sensibilização da comunidade. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de ética em pesquisas e realizada em um acampamento rural de Reforma Agrária localizado na região Sudoeste do Paraná, ocupado por integrantes do MST. A metodologia utilizada é de abordagem quanti-qualitativa, onde as ferramentas para a coleta de dados são a entrevista com moradores acampados, o questionário com professores da escola itinerante e amostragem físico-química para avaliação da qualidade da água e do solo. A partir das informações coletadas é possível compreender e elencar os principais desafios socioambientais da comunidade que afetam as condições de vida da população, como: a qualidade da água não é adequada para o consumo humano; o solo sofre com as alterações ocasionadas pela monocultura de Pinus realizadas antes da ocupação; há poluição por queimadas e descarte incorreto de resíduos devido inexistência de coleta de lixo no local; precariedade na educação; falta de formação de profissionais; falta de recursos e subsídios escolares essenciais; ineficiência de políticas públicas; precariedade do saneamento básico; predomínio da agricultura convencional e arrendamento de terrenos devido a dificuldades em acesso a recursos e técnicas para implantação da agroecologia, dentre outros. A Educação Ambiental foi um forte instrumento para a comunidade propondo ações para minimizar esses desafios. |
Abstract: | In a country where socio-environmental inequalities and injustices stand out in all sectors of society, access through land could not be different, and like so many others, this is also a subject of discussion, conflicts, controversies, and political disputes. The implementation of Agrarian Reform and rural encampments can generate several impacts and social challenges to the community and biodiversity in its surroundings. This is just a reality that portrays the problems historically present in the agrarian issue in Brazil. In view of this fact, this study aimed to identify the possible socio-environmental impacts caused by the implementation of an Agrarian Reform camp and, under the mediation of Environmental Education, to propose actions to raise awareness in the community. The research was approved by the Research Ethics Committee and carried out in a rural Agrarian Reform camp located in the Southwest region of Paraná, occupied by members of the MST. The methodology used is a quanti-qualitative approach, where the tools for data collection are the interview with camped residents, the questionnaire with teachers from the traveling school and physical-chemical sampling to assess the quality of water and soil. From the information collected, it is possible to understand and list the main social and environmental challenges of the community that affect the living condition of the population's , such as: the quality of water is not suitable for human consumption; the soil suffers from the alterations caused by the Pinus monoculture carried out before the occupation; there is pollution from burning and incorrect disposal of waste due to the inexistence of garbage collection at the site; precariousness in education; lack of professional training; lack of essential school resources and subsidies; inefficiency of public policies; precariousness of basic sanitation; predominance of conventional agriculture and land leasing due to difficulties in accessing resources and techniques for implementing agroecology, among others. Environmental Education was a strong instrument for the community, proposing actions to minimize these challenges. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27815 |
Aparece nas coleções: | FB - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental: Análise e Tecnologia Ambiental |
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