Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27746
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva Junior, Jose Lemos da-
dc.date.accessioned2022-03-29T19:55:36Z-
dc.date.available2022-03-29T19:55:36Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.identifier.citationSILVA JUNIOR, Jose Lemos da. Fake news e o viés cognitivo dos seus propagadores: insights para a tomada de decisões das organizações. 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27746-
dc.description.abstractThe main objective of this research was to understand the phenomenon of fake news in a scenario of political polarization, having as object of analysis the Brazilian elections of 2018. The methodology used in this research was quantitative, through statistics, and was based on the analysis of posts from Twitter users, who are spreaders of true and fake news. The behavior of the variable “dissemination of fake news” was analyzed with respect to the political polarity of their propagators, in the expectation that this analysis would bring new insights into the phenomenon. The empirical analysis resulting from the field study allowed us to understand that people who have a position on a certain subject are more likely to disseminate information that is in accordance with their cognitive bias, regardless of whether it is true information or not. This research allows a discussion of a scientific gap related to the impact of fake news on human actions and decisions. For the organizational world, the understanding of the fact that different cognitive biases should be considered by companies when developing communication strategies to deal with fake news is an important practical contribution.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectComunicação nas organizaçõespt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectOrganizaçãopt_BR
dc.subjectCommunication in organizationspt_BR
dc.subjectIdeologypt_BR
dc.subjectOrganizationpt_BR
dc.titleFake news e o viés cognitivo dos seus propagadores: insights para a tomada de decisões das organizaçõespt_BR
dc.title.alternativeFake news and the cognitive bias of its propagators: insights for the decision-making of organizationspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO principal objetivo desta pesquisa foi compreender o fenômeno das fake news em um cenário de polarização política, tendo como objeto de análise as eleições brasileiras de 2018. A metodologia utilizada por esta pesquisa foi quantitativa, por meio de estatística, e se baseou na análise de postagens de usuários do Twitter, propagadores de notícias verdadeiras e falsas. Analisou-se o comportamento da variável “disseminação de fake news” em relação à polaridade política de seus propagadores, na expectativa que a sua análise trouxesse novos insights sobre o fenômeno. A análise empírica decorrente do estudo de campo permitiu constatar que pessoas que têm uma posição sobre determinado assunto são mais sucessíveis à disseminação de informações que estejam de acordo com seu viés cognitivo, independentemente de serem informações verdadeiras ou não. Esta pesquisa possibilita uma discussão de uma lacuna científica identificada relativa ao impacto das fake news sobre as ações e decisões humanas. Para o mundo organizacional, a compreensão de que vieses cognitivos distintos devem ser levados em consideração pelas empresas ao elaborarem estratégias de comunicação para o enfrentamento de notícias falsas é uma importante contribuição prática.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-1334-514Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6718625088051658pt_BR
dc.contributor.advisor1Graeml, Alexandre Reis-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9414-1055pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4974122990012680pt_BR
dc.contributor.referee1Graeml, Alexandre Reis-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9414-1055pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4974122990012680pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Thiago Cavalcante-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5452-8965pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661555663056683pt_BR
dc.contributor.referee3Moreno Jr, Valter de Assis-
dc.contributor.referee3ID0000-0002-1782-2401pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7683565358158484pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.subject.capesAdministraçãopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fakenewsviespropagadores.pdf1,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons