Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2767
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Elaine Cristina de-
dc.date.accessioned2017-12-16T15:38:32Z-
dc.date.available2017-12-16T15:38:32Z-
dc.date.issued2016-06-17-
dc.identifier.citationANDRADE, Elaine Cristina de. Proposta de um método de sensibilização de empresários para o tema inovação. 2017. 127 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2767-
dc.description.abstractInnovation has become increasingly important to change the reality of the market positioning of both a company, as a country. Thus, managers who are ahead of organizations, regardless of size or sector, need to keep pace with the company's competitiveness, practicing and experiencing innovation as part of their routine. Questions about training methodologies with business has become more discussed in the institutions that work with the public. In an attempt to promote new results and make more people are sensitized to put innovation into practice, it is the intention of this research. For this reason, the study of a theoretical framework was conducted to identify methods and different awareness techniques. Innovative forms and content of training courses in innovation were examined to identify the relevant aspects, in order to make an in-person meeting with entrepreneurs in the innovation theme. Thus, using the technique of focus group was held a face to face meeting with businessmen to experience actions that lead to innovation theme. To get the results of the research were used two data collection instruments, an instrument for observation during the meeting and another that was sent on-line. After the responses are collected and worked, it was possible to reflect and compare the proposed framework. Qualitative research presented and analyzed the results of this information. Based on the results achieved, we reached a proposed method with elements of awareness on the subject innovation with businessmen.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectInovações tecnológicas - Administraçãopt_BR
dc.subjectConcorrênciapt_BR
dc.subjectEmpresáriospt_BR
dc.subjectCapacitação de empregadospt_BR
dc.subjectEducação para o trabalhopt_BR
dc.subjectGrupos focais (Técnica de entrevista)pt_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectTechnological innovations - Managementpt_BR
dc.subjectCompetitionpt_BR
dc.subjectBusinesspeoplept_BR
dc.subjectEmployees - Coaching ofpt_BR
dc.subjectCareer educationpt_BR
dc.subjectFocused group interviewingpt_BR
dc.subjectQualitative researchpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleProposta de um método de sensibilização de empresários para o tema inovaçãopt_BR
dc.title.alternativeProposal for businessmen awareness a method for innovation themept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA inovação tem se tornado cada dia mais importante para mudar a realidade do posicionamento de mercado tanto de uma empresa, quanto de um país. Desse modo, gestores que estão à frente de organizações, independente do segmento ou porte, precisam manter o ritmo de competitividade da empresa, praticando e vivenciando a inovação como parte de sua rotina. Questões sobre metodologias de capacitação com empresários tem se tornado mais discutidas nas instituições que trabalham com esse público. Promover novos resultados e fazer com que mais pessoas estejam sensibilizadas para colocar a inovação em prática, é a intenção desta pesquisa. Com o objetivo de propor um método com elementos para sensibilização de empresários no tema Inovação, foi realizado o estudo de um referencial teórico para identificar os métodos e as técnicas diferenciadas de sensibilização. Foram examinadas formas inovadoras e conteúdos de cursos de capacitação em inovação para identificar os aspectos relevantes, com o intuito de compor um encontro presencial com empresários no tema inovação. Assim, utilizando a técnica de Grupo Focal, foi realizado um encontro presencial com empresários para vivenciar ações que levam ao tema inovação. Para chegar aos resultados da pesquisa foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados, um instrumento para observação durante o encontro e outro que foi encaminhado via on-line. Após as respostas serem colhidas e trabalhadas, foi possível refletir e comparar com o referencial proposto. A pesquisa qualitativa apresentou e analisou os resultados destas informações. Com base nos resultados atingidos, chegou-se a uma proposta de método com elementos para sensibilização no tema inovação com empresários.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3404785910083871pt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Hélio Gomes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4184013516110438pt_BR
dc.contributor.referee1Strauhs, Faimara do Rocio-
dc.contributor.referee2Rasoto, Vanessa Ishikawa-
dc.contributor.referee3Medeiros, Luciano Frontino de-
dc.contributor.referee4Carvalho, Hélio Gomes de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Andrade, Elaine Cristina de_2017.pdf4,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.