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dc.creatorRodrigues, Julio Cesar Bortolini-
dc.date.accessioned2022-03-16T12:04:32Z-
dc.date.available2022-03-16T12:04:32Z-
dc.date.issued2021-11-09-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Julio Cesar Bortolini. Criação de um tool box para o software ADVISOR com a arquitetura paralela de eixos separados. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27647-
dc.description.abstractFaced with factors such as global warming, increased pollution, the need for transportation, among others, governments and society together promote regulations and programs to reduce society’s impacts on the environment. Among the adopted initiatives, we can mention the efforts made by scientists in the research to develop energy storage systems with higher energy density and higher power density, and also seeking a solution that is less impactful on the environment. In this work, the objective is to create a toolbox for the ADVISOR software with the architecture of a parallel hybrid electric vehicle with separate axles. Changes were made to the block diagram of the PARALLEL_defaults_in architecture, present in the library of that software, changes that enabled the implementation of the objective proposed in this work. During the execution of this project, the problem of not using energy from regenerative braking arose. To solve this adversity, adjustments to the block diagram responsible for the equations related to energy regeneration through braking were necessary. The simulations were carried out by submitting each of the two vehicular structures to the NBR6601 urban driving cycle, considering that each architecture is capable of complying with the design parameters. The results showed a greater energy efficiency for the VEH Parallel-ES, presenting a positive point for this configuration.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectArquitetura de softwarept_BR
dc.subjectSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subjectEnergia elétricapt_BR
dc.subjectElectric vehiclespt_BR
dc.subjectSoftware architecturept_BR
dc.subjectComputer simulationpt_BR
dc.subjectElectric powerpt_BR
dc.titleCriação de um tool box para o software ADVISOR com a arquitetura paralela de eixos separadospt_BR
dc.title.alternativeCreation of a tool box for the ADVISOR software with the parallel architecture of separate axlespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoDiante de fatores como aquecimento global, aumento da poluição, necessidade de locomoção, entre outros, os governos em conjunto com a sociedade promovem regulamentações e programas para reduzir os impactos da sociedade sobre o meio ambiente. Dentre as medidas adotadas, podem ser citados os esforços realizados pelos cientistas em pesquisas para desenvolver armazenadores de energia com maior densidade de energia e maior densidade de potência, buscando uma solução menos impactante ao meio ambiente. Neste trabalho, o objetivo é criar uma tool box para o software ADVISOR com a arquitetura de um Veículo elétrico híbrido paralelo de eixos separados. Foram realizadas mudanças no diagrama de blocos da arquitetura PARALLEL_defaults_in, presente na biblioteca do referido software, mudanças estas que possibilitaram a implementação do objetivo proposto neste trabalho. Durante a execução do presente projeto surgiu o problema do não aproveitamento da energia oriunda da frenagem regenerativa, para solução desta adversidade foram necessários ajustes no diagrama de blocos responsável pelas equações relacionadas à regeneração de energia por meio da frenagem. As simulações foram realizadas submetendo cada uma das duas estruturas veícular ao ciclo de condução urbano NBR6601, tendo em vista que cada arquitetura é capaz de cumprir os parâmetros de projeto. Os resultados demonstraram uma maior eficiência energética para o VEH Paralelo-ES, apresentando um ponto positivo para esta configuração.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-3125-4551pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0895917269696106pt_BR
dc.contributor.advisor1Corrêa, Fernanda Cristina-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4907-0395pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1495216809511536pt_BR
dc.contributor.referee1Corrêa, Fernanda Cristina-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4907-0395pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1495216809511536pt_BR
dc.contributor.referee2Santiciolli, Fabio Mazzariol-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2310-2774pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8056184116112798pt_BR
dc.contributor.referee3Janzen, Frederic Conrad-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-8215-4510pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9154035815097979pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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