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dc.creatorAlmeida, Priscilla Fischer-
dc.date.accessioned2022-03-14T17:57:32Z-
dc.date.available2022-03-14T17:57:32Z-
dc.date.issued2021-08-28-
dc.identifier.citationALMEIDA, Priscilla Fischer. Uma proposta de ensino de hidrostática utilizando a técnica do professor-personagem (p.p). 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27616-
dc.description.abstractThe present work is an educational product developed during the National Professional Master's Degree in Physics Education (MNPEF), and aimed to investigate the pedagogical potential of the proposed interdisciplinary teaching of hydrostatics, carrying out a playful historical rescue about it, using the Teacher-Character (PP) and Student Character (AP) technique and the various digital information and communication technologies (TDICs), such as video classes available on YouTube, produced using a smartphone and edited in the Kine Master Application, the Software was also used Kahoot for the realization of Quizzes, animations of physical phenomena - simulators, Google forms for the application of a quiz. We use Google meet for the transmission of classes, videos, slides and Jamboard for resolution and correction of exercises. Physics content applied in the science discipline was worked remotely. The teaching proposal was applied in a private school located in the interior of the State of Paraná, for a group of students from Elementary School II, from the perspective of the assumptions of the Theory of Meaningful Learning. The data collected and analyzed during the implementation showed significant changes in relation to the interest and learning of students, which could be observed in the results of the Quizzes, the questionnaire, the classes at the meeting, and especially during the presentation of biographies, explanation of the phenomena hydrostatics, solving exercises performed by the students who were the real protagonists at this time.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectHidrostáticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectHydrostaticspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleUma proposta de ensino de hidrostática utilizando a técnica do professor-personagem (p.p)pt_BR
dc.title.alternativeProposal for teaching hydrostatics using the teacher-character technique (p.p)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho relata os detalhes do desenvolvimento e da implementação de um produto educacional desenvolvido durante o Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física (MNPEF), e teve por objetivo investigar o potencial pedagógico da proposta de ensino interdisciplinar de hidrostática, realizando um resgate histórico de forma lúdica sobre o mesmo, utilizando a técnica do Professor-Personagem (P.P) e das diversas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), como vídeos aulas disponíveis no YouTube produzidas com o uso de smartphone e editadas no Aplicativo KineMaster. Também foi utilizado o Software Kahoot para a realização de Quizzes, animações de fenômenos físicos - simuladores, o Google forms para a aplicação de questionário. Utilizamos o Google meeting para a transmissão das aulas, dos vídeos, slides e Jamboard para resolução e correção de exercícios. O conteúdo de física aplicado na disciplina de ciências foi trabalhado de forma remota. A proposta de ensino foi aplicada em um Colégio da rede particular de ensino situado no interior do Estado do Paraná, para uma turma de alunos do Ensino Fundamental II, sobre a ótica dos pressupostos da Teoria da aprendizagem significativa. Os dados coletados e analisados durante a implementação apresentaram significativas mudanças em relação ao interesse e a aprendizagem dos alunos, o que pôde ser observado no resultado dos Quizzes, do questionário, das aulas online usando a ferramenta meeting, e principalmente durante a apresentação das biografias, explicação dos fenômenos hidrostáticos, resolução de exercícios realizados pelos alunos que neste momento foram os verdadeiros protagonistas.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7772081867495467pt_BR
dc.contributor.advisor1Fontes, Adriana da Silva-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-0085-5020pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0948799905374439pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Schwerz, Roseli Constantino-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-5507-3117pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8638021519578975pt_BR
dc.contributor.referee1Fontes, Adriana da Silva-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-0085-5020pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0948799905374439pt_BR
dc.contributor.referee2Deimling, Cesar Vanderlei-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-1554-0099pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543120613457891pt_BR
dc.contributor.referee3Laczkowski, Ivan Marcelo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-5567-0827pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9125564173199172pt_BR
dc.contributor.referee4Zanatta, Shalimar Calegari-
dc.contributor.referee4ID0000-0003-0302-8300pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1110095948611350pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
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