Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27570
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTomazi, Bruno Gigioli-
dc.date.accessioned2022-03-08T22:04:12Z-
dc.date.available2025-01-02-
dc.date.available2022-03-08T22:04:12Z-
dc.date.issued2021-12-01-
dc.identifier.citationTOMAZI, Bruno Gigioli. Estudo da viabilidade econômico-financeira da criação de uma empresa fabricante de bens de consumo duráveis. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27570-
dc.description.abstractThe current market is recovering from the economic and social crisis due to the coronavirus pandemic. Several companies suffered losses and were reduced, while others expanded their business even more, as the ecommerce companies. Thus, it is not known whether the creation of new companies is viable, and an analysis becomes valid to reduce risks and increase the chances of business success. This academic study carried out a market analysis in an unconventional way with the support of the free version of the Atlas.TI software to explore data in order to study the level of acceptance and attributes of a durable good, and performed economicfinancial feasibility calculations to create the company that manufactures the product, which only works with online sales. As a result, the investment proved to be viable with an internal rate of return (IRR) of 23.51%, and was higher than the minimum attractiveness rate (MARR) of 10.8% and NPV of R$141,435.83 at the end of the 5year plan.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectAnálise econômico-financeirapt_BR
dc.subjectEstudos de viabilidadept_BR
dc.subjectNegócios - Planejamentopt_BR
dc.subjectBens de consumo duráveispt_BR
dc.subjectRatio analysispt_BR
dc.subjectFeasibility studiespt_BR
dc.subjectBusiness - Planningpt_BR
dc.subjectDurable goods, Consumerpt_BR
dc.titleEstudo da viabilidade econômico-financeira da criação de uma empresa fabricante de bens de consumo duráveispt_BR
dc.title.alternativeEconomic and financial viability of creating a company manufacturer of durable goodspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO mercado atual está se recuperando da crise econômica e social devido à pandemia do coronavirus. Diversas empresas tiveram prejuízos e foram reduzidas, enquanto outras expandiram ainda mais seus negócios, como empresas que atuam no ecommerce. Dessa forma, não se sabe se é viável a criação de novas empresas, e uma análise se torna válida para reduzir riscos e aumentar as chances de sucesso do negócio. Este estudo acadêmico realizou uma análise mercadológica de forma pouco convencional com apoio da versão gratuita do software Atlas. TI para explorar dados a fim de estudar o nível de aceitação e os atributos de um bem de consumo durável, e realizou cálculos de viabilidade econômico-financeira para criação da empresa fabricante do produto, que atua apenas com vendas online. Como resultado, o investimento se mostrou viável, com taxa interna de retorno (TIR) de 23,51% superior a taxa mínima de atratividade (TMA) de 10,8% e VPL de R$ 141.435,83 ao final do planejamento de 5 anos.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Ribas, Carlos Alberto-
dc.contributor.referee1Santos, Bruno Samways dos-
dc.contributor.referee2Dalto, José Luis-
dc.contributor.referee3Ribas, Carlos Alberto-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estudoviabilidadeeconomicofinanceira.pdf
  Disponível a partir de 2025-01-02
1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.