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dc.creatorFarias, Laís de Andrade-
dc.date.accessioned2022-03-04T14:35:03Z-
dc.date.available2022-03-04T14:35:03Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.identifier.citationFARIAS, Laís de Andrade. Fatores motivacionais e perfil de necessidades de servidores públicos: um estudo com os servidores técnico-administrativos de uma instituição federal de ensino. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27533-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: 1 - Perfil de necessidades e fatores motivacionais de técnicos administrativos em educação. 2 - Com identificar o perfil de necessidades e os principais fatores motivacionais de técnicos administrativos em educaçãopt_BR
dc.description.abstractMotivation is one of the main objects of study when it comes to organizational behavior, as it is directly related to the effort employed to achieve the institution’s objectives. Understanding the process of motivation in the public service is of great relevance for public management, both in terms of improving organizational efficiency and in terms of valuing people. Therefore, the aim of the present study was to identify the needs profile and the main motivational factors of technicaladministrative employees at UTFPR Campus Guarapuava, based on the Acquired Needs Theory, the Two-Factor Theory and the Kano Model. For this purpose, descriptive, exploratory, bibliographical and survey research was used, with a quantitative approach. The results indicated that the profile of employees is quite homogeneous, with a high need for achievement and affiliation predominating, and a low need for power. Some employees showed a moderate need for power, allowing the recognition of two types of profiles. The Kano Model was used to assess motivational factors, and the results did not show significant differences between the existing needs profiles. The main motivational factors identified act, for the most part, as generators of satisfaction when present, and dissatisfaction when absent, and are related to the balance between personal life and work, transparent and participative management, pride and recognition in relation to work and the institution, and favorable working conditions, including physical aspects, balance and fairness in the distribution of activities, and relationships.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMotivação no trabalhopt_BR
dc.subjectAvaliação de necessidadespt_BR
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.subjectServidores públicospt_BR
dc.subjectEmployee motivationpt_BR
dc.subjectNeeds assessmentpt_BR
dc.subjectCivil servicept_BR
dc.subjectPublic officerspt_BR
dc.titleFatores motivacionais e perfil de necessidades de servidores públicos: um estudo com os servidores técnico-administrativos de uma instituição federal de ensinopt_BR
dc.title.alternativeMotivational factors and needs profile of public employees: a study with the technical-administrative employees of a federal educational institutionpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA motivação é um dos principais objetos de estudo quando se trata de comportamento organizacional, pois está diretamente relacionada com o esforço empregado para o alcance dos objetivos da instituição. Entender o processo de motivação no serviço público é de grande relevância para a gestão pública tanto no sentido de melhoria da eficiência organizacional, quanto no aspecto de valorização das pessoas. Portanto, o objetivo do presente estudo foi identificar o perfil de necessidades e os principais fatores motivacionais dos servidores técnico-administrativos em educação do Campus Guarapuava da UTFPR, com base na Teoria das Necessidades Adquiridas, na Teoria dos Dois Fatores e no Modelo de Kano. Para tanto utilizou-se de pesquisa descritiva, exploratória, bibliográfica e de levantamento, com abordagem quantitativa. Os resultados indicaram que o perfil dos servidores é homogêneo, predominando alta necessidade de realização e de afiliação, e baixa necessidade de poder. Alguns servidores apresentaram necessidade de poder moderada, permitindo o reconhecimento de dois tipos de perfis. O Modelo de Kano foi utilizado para avaliar os fatores motivacionais, e os resultados não evidenciaram diferenças significativas entre os perfis de necessidades existentes. Os principais fatores motivacionais identificados atuam, em sua maioria, como geradores de satisfação quando presentes, e de insatisfação quando ausentes, e estão relacionados ao equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, gestão transparente e participativa, orgulho e reconhecimento em relação ao trabalho e à instituição, e condições de trabalho favoráveis, incluindo aspectos físicos, de equilíbrio e justiça na distribuição de atividades, e de relacionamento.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9011-5095pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3548590896553828pt_BR
dc.contributor.advisor1Ishikawa, Gerson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6063693428523155pt_BR
dc.contributor.referee1Pietrovski, Eliane Fernandes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6543943643129825pt_BR
dc.contributor.referee2Ishikawa, Gerson-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6063693428523155pt_BR
dc.contributor.referee3Carvalho, Hilda Alberton de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2988999957558159pt_BR
dc.contributor.referee4Lima, Isaura Alberton de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1133870932761744pt_BR
dc.contributor.referee5Martins, Pablo Luiz-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-1640-6190pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9111451749905480pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Administração Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ADMINISTRACAO DE PESSOALpt_BR
dc.subject.capesAdministração Públicapt_BR
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