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dc.creatorMilani, Julia Beatriz Saugo-
dc.date.accessioned2022-02-24T13:44:45Z-
dc.date.available2022-02-24T13:44:45Z-
dc.date.issued2020-10-13-
dc.identifier.citationMILANI, Julia Beatriz Saugo. Inspeção e avaliação de pontes de concreto armado do município de Pato Branco - Paraná. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27490-
dc.description.abstractBridges are fundamental for human beings once they allow the transportation of goods and people over water courses and other natural obstacles. Therefore it is necessary that they are in safe conditions for passersby and that they have the maximum possible life span so that public money is not wasted. Thus, this work aims to verify the current conditions of maintenance and stability of reinforced concrete bridges in the municipality of Pato Branco - Paraná, comparing with the results obtained in the work of Milani (2010), and presenting the current situation of such bridges. For this purpose, visual inspections were performed on 30 concrete bridges of the municipality, using the methods of analysis of ABNT NBR 9452:2016 and DNIT 010/2004 PRO standards. Of the studied bridges 20% presented pedestrian walkway, 20% bodyguard, 73.33% drainage system, 86.67% wheelguard, 20% shoulder and 30% vertical signaling. The number of pathologies found in this study did not increase significantly compared to the pathologies found in 2010 by Milani (2010). In addition, it was found that 80% of the bridges studied showed failure or inefficiency of the guard-wheels, 53% showed a difference in level between the viaduct and the access embankment and 13.33% showed a reduction in the section of supports by cavitation. With the current study it was possible to notice that there were no structural maintenances in the bridges in the period of 10 years between studies, a factor that reduces the durability of the constructions. It is also concluded that the projects must be carried out following the current norms and considering the safety of the users.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPontespt_BR
dc.subjectConstrução civil - Medidas de segurançapt_BR
dc.subjectManutençãopt_BR
dc.subjectBridgespt_BR
dc.subjectBuilding - Safety measurespt_BR
dc.subjectMaintenancept_BR
dc.titleInspeção e avaliação de pontes de concreto armado do município de Pato Branco - Paranápt_BR
dc.title.alternative Inspection and evaluation of reinforced concrete bridges in the municipality of Pato Branco - Paranápt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs pontes são fundamentais para os seres humanos, pois permitem o transporte de mercadorias e pessoas sobre cursos de água e outros obstáculos naturais. Portanto é necessário que estejam em condições seguras para os transeuntes e que tenham a máxima vida útil possível, para que o dinheiro público não seja desperdiçado. Desse modo, este trabalho tem o objetivo de verificar as condições atuais de manutenção e estabilidade de pontes de concreto armado do município de Pato Branco – Paraná, comparando com os resultados obtidos no trabalho de Milani (2010) e apresentando a atual situação de tais pontes. Para isso, foram realizadas inspeções visuais em 30 pontes de concreto do município, utilizando os métodos de análise das normas ABNT NBR 9452:2016 e DNIT 010/2004 PRO. Das pontes estudadas 20% apresentou passeio para pedestres, 20% guarda-corpo, 73,33% sistema de drenagem, 86.67% guarda-rodas, 20% acostamento e 30% sinalização vertical. O número de patologias encontradas no presente estudo não aumentou significativamente comparado com as patologias encontradas em 2010 por Milani (2010). Além disso, constatou-se que 80% das pontes estudadas apresentaram avarias ou ineficiência dos guarda-rodas, 53% apresentaram desnível entre o viaduto e o aterro de acesso e 13,33% apresentaram redução da seção dos apoios por cavitação. Com o estudo atual foi possível perceber que não houveram manutenções estruturais nas pontes no período de 10 anos entre estudo, fator que diminui a durabilidade das construções. Conclui-se também que os projetos devem ser realizados seguindo as normas vigentes e considerando a segurança dos usuários.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Gustavo Lacerda-
dc.contributor.referee1Rambo, Sérgio-
dc.contributor.referee2Trombetta, Jairo-
dc.contributor.referee3Dias, Gustavo Lacerda-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
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