Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27391
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSerrano, Afonso Sanches-
dc.date.accessioned2022-02-23T00:58:09Z-
dc.date.available2022-02-23T00:58:09Z-
dc.date.issued2019-06-18-
dc.identifier.citationSERRANO, Afonso Sanches. Aplicação de problem-based learning no ensino de eletrônica analógica básica. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27391-
dc.description.abstractIn this paper it is studied how electronics teaching is done today, and which problems traditional methods of teaching face in relation to what is demanded by the market, outside the academic environment. The Design Thinking method is used to discover and study the lack of real contexts in electronics practices, and also the PBL approach to learning electronics. After the application of such methods, didactic lessons are developed to achieve a solution for the proposed problem, and possibly increase the interest of the subject’s students, which are the end-users of the subject of analog electronics in the technical course of electricity at the CEEP (State’s school of Technological Education), located in the cities of Assaí/PR and Bandeirantes/PR.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEletrônicapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectEngenharia de protótipospt_BR
dc.subjectElectronicspt_BR
dc.subjectProblem-based learningpt_BR
dc.subjectPrototypes, Engineeringpt_BR
dc.titleAplicação de problem-based learning no ensino de eletrônica analógica básicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho são estudados como o ensino de eletrônica é feito atualmente, e quais problemas os métodos tradicionais de ensino se deparam em relação ao que é demandado pelo mercado de trabalho fora do universo acadêmico. É utilizado o método de Design Thinking para a descoberta e estudo da falta de contextos reaisem práticas de eletrônica, e a abordagem PBL no aprendizado de Eletrônica. Após a aplicação de tais métodos é proposta como solução o desenvolvimento de roteiros didáticos para tentar solucionar o problema proposto, e possivelmente aumentar o interesse dos alunos de eletrônica, que como usuários finais são os estudantes da disciplina de eletrônica analógica do curso técnico de eletricidade do C.E.E.P (Centro Estadual de Ensino Profissionalizante) de Assaí/PR e Bandeirantes/PR.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Bernuy, Miguel Angel Chincaro-
dc.contributor.referee1Bernuy, Miguel Angel Chincaro-
dc.contributor.referee2Endo, Wagner-
dc.contributor.referee3Rodrigues, Carolina Ribeiro-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
Aparece nas coleções:CP - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COELT_2019_1_01.pdf1,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.