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dc.creatorAraujo, Romeu Righetti de-
dc.date.accessioned2022-02-23T00:00:41Z-
dc.date.available2022-02-23T00:00:41Z-
dc.date.issued2021-09-02-
dc.identifier.citationARAUJO, Romeu Righetti de. Realidade virtual e realidade aumentada em bibliotecas: viabilidades de aplicação. Biblionline, João Pessoa, v. 17, n. 2, p. 3-11, 2021.pt_BR
dc.identifier.issn1809-4775pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27341-
dc.description.abstractThe purpose of this article is to obtain a current survey of how libraries are employing and using Virtual Reality and Augmented Reality resources and to evaluate which of these resources can be applied effectively, serving the purpose of increasing research and education as well as their ways of Implementation. The methodology used was a descriptive literature review with a qualitative approach. As a result of this investigation, it was found that many researches are being carried out related to the use of Virtual Reality and Augmented Reality in libraries and that some resources can be very useful and others unfeasible. In this context, it was possible to develop an assessment of the current scenario of Virtual Reality and Augmented Reality in libraries, how these applications are being used in contemporaneity and future perspectives.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofBiblionlinept_BR
dc.relation.urihttps://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/59678pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectImpacto tecnológicopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectVirtual realitypt_BR
dc.subjectInformation and communication technologiespt_BR
dc.subjectTechnological impactpt_BR
dc.subjectInnovationpt_BR
dc.titleRealidade virtual e realidade aumentada em bibliotecas: viabilidades de aplicaçãopt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é obter um levantamento atual de como as bibliotecas estão empregando e utilizando recursos de realidade virtual e realidade aumentada e avaliar quais destes recursos podem ser aplicados com eficácia, atendendo o propósito de incremento à pesquisa e educação bem com as suas formas de implementação. A metodologia empregada foi uma revisão de literatura descritiva com abordagem qualitativa. Como resultados desta investigação constatou-se que estão sendo realizadas muitas pesquisas relacionadas ao emprego de realidade virtual e realidade aumentada em bibliotecas e que alguns recursos podem ser muito úteis e outros inviáveis. Neste contexto, foi possível o desenvolvimento de uma avaliação sobre o cenário atual da realidade virtual e realidade aumentada nas bibliotecas, como estas aplicações estão sendo empegadas na contemporaneidade e as perspectivas futuras.pt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.citation.volume17pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
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