Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27199
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAniecevski, Matheus-
dc.date.accessioned2022-02-18T14:34:58Z-
dc.date.available2022-02-18T14:34:58Z-
dc.date.issued2020-10-20-
dc.identifier.citationANIECEVSKI, Matheus. As digressões como fuga do tema proposto no processo de escritura e reescritura de artigos de opinião. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português - Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27199-
dc.description.abstractThe objective of this study is to understand how the digressions studied orally, can function as an escape from the proposed theme during the process of reading, writing and rewriting an opinion article. We understand the digression as a portion of conversation that is not directly related to the topic in progress (Preti, 1999). The data production process for this research is divided into two parts: production and recording, and through them, the analysis of that data. These data were produced and recorded in the Reading, Writing and Rewriting Workshop of an opinion article, a course offered on the premises of the Federal Technological University of Paraná, for high school students and academics of the first period of the degree course in Letters of the university itself . For this research, we opted to analyze the writing process of a text, in its first writing version, by a student from a public school in the city of Pato Branco Paraná. The theoretical foundation is based on the concepts of text, discursive topic and a discussion about the tours and how they are divided, grounded by theorists like Bakhtin (1999) and Koch (1995), Brown and Yule (1983), Preti (1999 ), Dascal & Katriel (1982), among other theorists who will give voice to the discussion. Therefore, the objective of this work is to understand how these digressions can occur in writing and act as an escape from the theme, or not, in the process of writing opinion articles. The results showed that not all tours cause an escape from the proposed theme, but that the search on many sites, the lack of previous reading and the paraphrase of other texts contributed to the writer's escape from her main topic in writing. In addition, the research hopes to contribute to the need for a reformulation in the teaching process of textual production, since the knowledge about oral excursions can contribute to understand how the escapes of the theme happen in writing.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTextospt_BR
dc.subjectTextos - Gêneropt_BR
dc.subjectArtigopt_BR
dc.subjectAnálise linguística - Textospt_BR
dc.subjectDigressão (Retórica)pt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectTextspt_BR
dc.subjectTexts - Genderpt_BR
dc.subjectArticlept_BR
dc.subjectLinguistic analysis (Linguistics) - Textspt_BR
dc.subjectDigression (Rhetoric)pt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.titleAs digressões como fuga do tema proposto no processo de escritura e reescritura de artigos de opiniãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é entender como as digressões estudadas na oralidade, podem funcionar como fuga do tema proposto durante processo de leitura, escritura e reescritura de artigo de opinião. Entendemos a digressão como uma porção de conversa que não se acha diretamente relacionada com o tópico em andamento (Preti, 1999). O processo de produção dos dados desta pesquisa está dividido em duas partes: a produção e a gravação, e por meio delas, a análise desses dados. Esses dados foram produzidos e gravados na Oficina de Leitura, Escritura e Reescritura de artigo de opinião, um curso ofertado nas dependências da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, para alunos do ensino médio e acadêmicos do primeiro período do curso de Licenciatura em Letras da própria universidade. Para essa pesquisa foi optado por analisar o processo de escritura de um texto, em sua primeira versão de escrita, de uma aluna oriunda de uma escola pública da cidade de Pato Branco Paraná. A fundamentação teórica baseia-se nos conceitos de texto, de tópico discursivo e uma discussão sobre as digressões e como elas são divididas, fundamentados por teóricos como Bakhtin (1999) e Koch (1995), Brown e Yule (1983), Preti (1999), Dascal&Katriel (1982), dentre outros teóricos que darão voz à discussão. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é compreender como essas digressões podem ocorrer na escrita e atuar como fuga ao tema, ou não, no processo de escritura de artigos de opinião. Os resultados mostraram que nem todas as digressões ocasionam fuga do tema proposto, mas que a busca em muitos sites, a falta de leitura prévia e a paráfrase de outros textos contribuíram para que a articulista fugisse do seu tópico principal na escrita. Além disso, a pesquisa espera contribuir para a necessidade de uma reformulação no processo de ensino de produção textual, uma vez que os conhecimentos sobre as digressões da oralidade podem contribuir para entender como as fugas do tema acontecem na escrita.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Lehmkuhl, Letícia Lemos Gritti-
dc.contributor.referee1Lehmkuhl, Letícia Lemos Gritti-
dc.contributor.referee2Lima, Anselmo Pereira de-
dc.contributor.referee3Silva, Susiele Marchy da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2020_2_06.pdf1,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.