Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27126
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorreia, Beatriz Silva-
dc.date.accessioned2022-02-14T23:01:40Z-
dc.date.available5000-12-05-
dc.date.available2022-02-14T23:01:40Z-
dc.date.issued2006-12-10-
dc.identifier.citationCORREIA, Beatriz Silva. Ícones Urbanos: tecnologia e propaganda na transformação da identidade e orgulho urbanos. 2006. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27126-
dc.description.abstractThe current investigation uses the qualitative search method, essentially bibliographic and field experiences. Deals with the forms to interfere with the cities, since that the Humankind developed technological processes and established in organized societies. Our mainly interest is on the symbolic object, in the space concept, and what it can be understood as chosen place. The technique for urban planning, the punctual interventions, the real estate enterprises, all these takes part of the urban construction and the variety of instruments creating new meanings for its population. The association between technology and the city provokes people to formulate utopias, which multiply themselves with the industry, speculation and fantasy. The object-symbol alludes to reflection of paradise and the search of a place with meaning. The sensation of identity and urban pride grows in this environment, interconnecting the real city and the imagined city. The concept of social identity is present to spread the sense of integration, leading planners to find out inspiration in the ancestral icons and nature, creating historical interconnections. Museum Oscar Niemeyer, Guggenheim Museum, Historical Centers of Santa Clara and São Paulo, Puerto Madero and Avenida Revolución are interventions that breaks the monotony, appeal the curiosity, generate discussions and promote transformations in the dynamic of the place. The technology in architectural objects is transformed into icons unlocking human movements that will redefine the concept of urban identity and pride.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectIdentidade socialpt_BR
dc.subjectAntropologia urbanapt_BR
dc.subjectArquitetura e sociedadept_BR
dc.subjectArquitetura e tecnologiapt_BR
dc.subjectCity planningpt_BR
dc.subjectGroup identitypt_BR
dc.subjectUrban anthropologypt_BR
dc.subjectArchitecture and societypt_BR
dc.subjectArchitecture and technologypt_BR
dc.titleÍcones Urbanos: tecnologia e propaganda na transformação da identidade e orgulho urbanospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente investigação utiliza o método qualitativo de pesquisa, essencialmente bibliográfica e vivência de campo. Trata das formas de interferir nas cidades, desde que a Humanidade desenvolveu processos tecnológicos e se estabeleceu em sociedades organizadas. Nosso interesse se prende ao objeto simbólico, aos conceitos de espaço, e o que pode ser entendido como lugar eleito. A técnica do planejamento urbano, das intervenções pontuais, dos empreendimentos imobiliários vem fazendo parte da construção da urbe e da gama de instrumentos, criando novos significados para seus habitantes. As interconexões entre a tecnologia e a cidade, induzem as pessoas a formular utopias, que se multiplicam com a indústria e a fantasia. O objeto e o símbolo remetem à nostalgia do paraíso e à busca de um lugar com significado. Crescem nesse ambiente as sensações de identidade e orgulho urbano, entrelaçando a cidade real e a cidade imaginada. O conceito de identidade social se infiltra para disseminar o sentido de pertencimento, levando interventores a buscar inspiração nos ícones ancestrais e na natureza, fazendo interconexões históricas. Museu Oscar Niemeyer, Museu Guggenheim, Centros Históricos de Santa Clara e de São Paulo, Puerto Madero e Avenida Revolución são intervenções que rompem com a monotonia, despertam curiosidade, geram discussões e promovem transformações na dinâmica do lugar. Os objetos arquitetônicos revestidos em sua tecnologia se transformam em ícones, desencadeando movimentos humanos que redefinem os conceitos de identidade e orgulho urbanos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/ 0000-0003-3053-3628pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2034421599096594pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maclovia Corrêa-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/ 0000-0003-4506-1985pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4788942963485328pt_BR
dc.contributor.referee1.-
dc.contributor.referee1Lattes.pt_BR
dc.contributor.referee2.-
dc.contributor.referee2Lattes.pt_BR
dc.contributor.referee3.-
dc.contributor.referee3Lattes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Correia, Beatriz Silva_2006.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
4,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons