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dc.creatorLahr, Amanda Domingues-
dc.date.accessioned2022-02-14T22:39:05Z-
dc.date.available2022-02-14T22:39:05Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.identifier.citationLAHR, Amanda Domingues. Análise bakhtiniana do discurso: um olhar feminista sobre as propagandas de produtos de beleza. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27115-
dc.description.abstractThis work aims to understand how the subject-woman is subjectifies by theadvertising texts of beauty product brands, focusing on how the empowerment discourse present in these texts dialogues with the current feminist discourse. Also understanding the relevance of observing how aesthetic pressure and values imbricated in the ideology of beauty manifest feminine behavior. The research is located in the scope of Applied Linguistics (AL) and has as theoretical-methodological foundation the Dialogic Discourse Analysis (ADD), based on theoretical studies of theBakhtin Circle, and performs the analysis considering the notions of subject, alterity, ideology, valuation and interdiscourse. It also considers as theoretical framework the postulations of Butler (2003), Wolf (1990), Pinto (2003), Brait (2011-2013) and Jenkins (2006). For the constitution of the corpus of analysis, we selected 2 (two) advertising texts for the brands Avon and The Body Shop, the first being titled “#Olhadenovo” andthe second, “Esfrega na Cara”, both published in June 2021. The proximity between the target audience of both advertisements as to their thematic structure, since, in bothtexts, they present elements that dialogue with the feminist movement. From the analysis, we can see that the representations of women in advertising texts demonstrate, through verbal-visual language, reformulated conceptions of the subject-woman in the core of the conceptions of genders and the aesthetic standard. The conclusion of this research infers that the brands Avon and The Body Shop, in their advertising texts, deconstruct the concept of beauty, bringing it closer to the notions of self-care, identity expression and freedom of choice. Furthermore, one can also observe the discursive changes in the notion of beauty in the analyzed advertising texts, arising from the demands of the feminist movement, as it is from the discussions about the oppression of gender ideology that these agendas are being expanded andmobilized by advertising.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectSujeito (Filosofia) na literaturapt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectSubject (Philosophy) in literaturept_BR
dc.subjectIdeologypt_BR
dc.subjectFeminismpt_BR
dc.subjectPublicitypt_BR
dc.titleAnálise bakhtiniana do discurso: um olhar feminista sobre as propagandas de produtos de belezapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva compreender como o sujeito-mulher é subjetivado pelos textos publicitários de marcas de produtos de beleza, tendo como enfoque de que forma o discurso de empoderamento presente nesses textos dialoga com o discurso feminista atual. Compreendendo, também, a relevância de se observar comoa pressão estética e os valores imbricados na ideologia da beleza influenciam comportamentos do feminino. A pesquisa se situa no âmbito da Linguística Aplicada (LA) e tem como fundamentação teórico-metodológica a Análise Dialógica do Discurso(ADD), calcada nos estudos teóricos do Círculo de Bakhtin e realiza a análise considerando as noções de sujeito, alteridade, ideologia, valoração e interdiscurso. Também considera como referencial teórico as postulações de Butler (2003), Wolf (1990), Pinto (2003), Brait (2011-2013) e Jenkins (2006). Para a constituição do corpus de análise, selecionamos 2 (dois) textos publicitários das marcas Avon e The Body Shop, sendo o primeiro intitulado #Olhadenovo e, o segundo, “Esfrega na Cara”,ambos veiculados em junho de 2021. Essa escolha advém da proximidade entre o público-alvo de ambas as propagandas quanto à sua estrutura temática, visto que, nos dois textos apresentam elementos que dialogam com o movimento feminista. A partir da análise, podemos perceber quais discursos se manifestam sobre a figura feminina nos textos publicitários e que demonstram, através da linguagem verbo- visual, concepções reformuladas do sujeito-mulher no que cerne as concepções de gênero e do padrão estético. A conclusão desta pesquisa, infere que as marcas Avone The Body Shop, em seus textos publicitários, desconstroem o conceito de beleza, aproximando-o às noções de autocuidado, expressão identitária e liberdade de escolha. Além disso, também se pode observar as mudanças discursivas da noção de beleza pelos textos publicitários analisados, advém das demandas do movimento feminista, pois é a partir das discussões acerca a opressão da ideologia de gênero que essas pautas estão sendo expandidas e mobilizadas pela publicidade.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Remenche, Maria de Lurdes Rossi-
dc.contributor.referee1Remenche, Maria de Lurdes Rossi-
dc.contributor.referee2Rohling, Nívea-
dc.contributor.referee3Santos, Adriana Cabral dos-
dc.contributor.referee4Catelão, Evandro de Melo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
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