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dc.creatorSilva, Thamires Gomes-
dc.date.accessioned2022-02-14T22:21:57Z-
dc.date.available2022-02-14T22:21:57Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.identifier.citationSILVA, Thamires Gomes. A produção escrita nos sexto e sétimo anos do ensino fundamental: uma análise da BNCC. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27108-
dc.description.abstractThe objective of this work is to investigate how the Common National Curriculum Base (BRASIL, 2017/2018) addresses the teaching axis (or language practice) “Written Production” (sixth and seventh grades/Elementary School). The interest arose from knowing that the Base intends that the work with the Portuguese language in the classroom takes place by means of the text. This research is bibliographical, documental and also analytical. Thus, to support this study, the official education documents are used, as well as the conceptions about textual production of theorists such as: Geraldi (1985), Geraldi (1991), Marcuschi (2002), Antunes (2002) and Bakhtin (2011). From these foundations, an analysis of the writing practice for the years determined in this research is carried out, in the National Base (BNCC), investigating contents, skills and reflecting on the articulation (or not) between these elements. The results show that there are nine objects of knowledge highlighted in relation to the production of texts and thirteen skills to be developed by students over the sixth and seventh years, also related to the productions. The main genres recommended for the series are the news (which, by the way, has a great focus), letters (especially those from the readers), opinion articles, critical reviews, articles for scientific dissemination, short stories and the poem. Furthermore, the BNCC brings, even if modestly, approaches on hypertexts, in an attempt to insert multimodality in basic education. Finally, it is concluded that the BNCC is a document that can significantly help the development of textual production classes, despite its gaps to be filled.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTextospt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectPortuguese language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTextspt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.titleA produção escrita nos sexto e sétimo anos do ensino fundamental: uma análise da BNCCpt_BR
dc.title.alternativeWritten production in the sixth and seventh years of elementary school: an analysis of BNCCpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo estudar como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017/2018) aborda o eixo de ensino (ou prática de linguagem) “Produção Escrita” (sexto e sétimo anos/Ensino Fundamental II). O interesse deu-se por saber que a Base intenciona que o trabalho com a Língua Portuguesa em sala de aula se dê por meio do texto. Esta pesquisa tem cunho bibliográfico, documental e também analítico. Assim, para fundamentar este estudo são utilizados os documentos oficiais da educação, bem como as concepções sobre produção textual de teóricos como: Geraldi (1985), Geraldi (1991), Marcuschi (2002), Antunes (2002) e Bakhtin (1997/2011). A partir desses fundamentos, realiza-se uma análise da prática de escrita para os anos determinados nesta pesquisa, na Base Nacional (BNCC), investigando-se conteúdos, habilidades e refletindo-se sobre a articulação (ou não) entre esses elementos. Os resultados mostram que há nove objetos de conhecimentos destacados em relação à produção de textos e treze habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos ao longo dos sexto e sétimo anos, também em relação às produções. Já os principais gêneros recomendados para as séries são a notícia (que possui, por sinal, um grande enfoque), as cartas (principalmente as de leitores), o artigo de opinião, a resenha crítica, o artigo de divulgação científica, o conto e o poema. Além disso, a BNCC traz, ainda timidamente, enfoques sobre os hipertextos, em uma tentativa de inserção da multimodalidade no ensino básico. Por fim, conclui-se que a BNCC é um documento que pode auxiliar muito o desenvolvimento das aulas de produção textual, apesar de suas lacunas a serem supridas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski-
dc.contributor.referee1Gomes, Andréia de Fátima Rutiquewiski-
dc.contributor.referee2Catelan, Evandro de Melo-
dc.contributor.referee3Silva, Luciana Pereira da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
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