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dc.creatorBeckenkamp, Djonatan-
dc.date.accessioned2022-02-14T18:16:32Z-
dc.date.available2022-02-14T18:16:32Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.citationBECKENKAMP, Djonatan. A educação ambiental nos cursos de engenharia ambiental e a influência nas publicações científicas na revista brasileira de educação ambiental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27100-
dc.description.abstractEnvironmental Education (EE) is an essential component of education and must be present in an articulated way, at the most different levels and modalities of the educational process. In addition, it must have an articulated approach to environmental issues throughout the national territory. It should encourage the search for curricular and methodological alternatives in the formation of the environmental area. Thus, this work aimed to evaluate the influence of the discipline of EE on the scientific production of Environmental Engineers from Brazilian Federal Universities. Among the specific objectives, the research sought to identify courses in Environmental Engineering and related courses in Brazilian federal universities, in addition to characterizing the discipline of environmental education and scientific production in the area, produced by Environmental Engineers. The survey identified 55 federal courses/universities that offer a bachelor's degree in Environmental Engineering and the like. Of these, 30% make the subject of EE available on a mandatory basis, 46% do not even make the subject available in their curriculum. Only 10% of publications in the area of EE had Environmental Engineers with authors. UTFPR is the home university for the largest number of published authors and articles. The main theme of publications in the area of environmental education was solid waste. In this way, it was possible to identify that subject EE is not a widely discussed topic, both in the undergraduate course in Environmental Engineering and the like, as well as by professionals in the field. It is possible to identify a greater approach to the theme among professionals linked to education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPublicações científicaspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectGestão integrada de resíduos sólidospt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectScience publishingpt_BR
dc.subjectIntegrated solid waste mangementpt_BR
dc.titleA educação ambiental nos cursos de engenharia ambiental e a influência nas publicações científicas na revista brasileira de educação ambientalpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education in environmental engineering courses and the influence on scientific publications in the brazilian journal of environmental educationpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA Educação Ambiental (EA) é um componente essencial da educação e deve estar presente de forma articulada, nos mais diferentes níveis e modalidades do processo educativo. Além disso, deve possuir uma abordagem articulada das questões ambientais em todo território nacional. Deve estimular a busca por alternativas curriculares e metodológicas na formação da área ambiental. Desta forma, este trabalho teve como objetivo geral, avaliar a influência da disciplina de EA, na produção científica dos Engenheiros Ambientais das Universidades Federais brasileiras. Entre os objetivos específicos, a pesquisa buscou identificar os cursos de Engenharia Ambiental e afins das universidades federais brasileiras, além de caracterizar a disciplina de educação ambiental e as produções científicas na área, produzida por Engenheiros Ambientais e afins. A pesquisa identificou 55 cursos/universidades federais que ofertam o bacharelado em Engenharia Ambiental e afins. Destes, 30% disponibilizam a disciplina de EA de forma obrigatória, 46% sequer disponibiliza a disciplina na sua grade curricular. Apenas 10% das publicações na área da EA tiveram com autores Engenheiros Ambiental. A UTFPR é a universidade de origem do maior número de autores e artigos publicados. O principal tema das publicações na área de educação ambiental foram os resíduos sólidos. Desta forma, foi possível identificar que a disciplina de EA, não é um tema amplamente abordado, tanto na graduação em Engenharia Ambiental e afins, como pelos profissionais da área. Sendo possível identificar uma maior abordagem do tema entre profissionais ligados a educação.pt_BR
dc.degree.localFrancisco Beltrãopt_BR
dc.publisher.localFrancisco Beltraopt_BR
dc.contributor.advisor1Cembranel, Adir Silvério-
dc.contributor.referee1Cembranel, Adir Silvério-
dc.contributor.referee2Vielmo, Hernan-
dc.contributor.referee3Aguiar, Wagner de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIApt_BR
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