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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Gustavo Henrique Toneti dos-
dc.creatorOsman, Muzhar Omari-
dc.date.accessioned2022-02-08T02:47:07Z-
dc.date.available2022-02-08T02:47:07Z-
dc.date.issued2021-05-19-
dc.identifier.citationTONETI, Gustavo Henrique dos Santos; OSMAN, Muzhar Omari. Avaliação da frequência de aplicação do concreto autoadensável no Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27000-
dc.description.abstractThe self-compacting concrete is a product developed by Japanese in 1988 and its principal characteristic is the fluidity, with high capacity to occupy the spaces without using vibrator. Is a technology that shows many advantages to the concreting, being verifiably more productive than conventional concrete regarding workability, handmade reduction and velocity of execution, for example. Therefore, it has not been used by most vertical constructions and factories of precast concrete. The present dissertation intends to explain the reasons that fundamental technology has not being used by many constructions in Brazil. This essay was done by interviewing CEOs of big construction companies and precast concrete factories around the country. For this, was developed a questionary with 26 constructors’ representants and 30 precast concrete factories accepted to answer it. Those, representants of south, southeast, midwest and north east of Brazil. The questionary looks to understand if the business uses the self-compacting concrete and the reason to choose or not this technology. In this regard, was collected results of a questionary and identify a pattern: the ones that choose self-compacting concrete made this concerning about the cost, reducing the hand made during the process of concreting and, who does not choose the technology, also points the cost as a principal factor. The results were compared with a case study presented, wherein a work in Curitiba, a slab of the structure with self-compacting concrete was made without changing shapes, manpower, and quality control, to equalize with the numbers of the other slabs developed in conventional concrete. The result was a cost variation of approximately 7%, same hours worked, and a 14% reduction in the staff involved during concreting.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectConcreto auto-compactávelpt_BR
dc.subjectConcreto pré-moldadopt_BR
dc.subjectConstrução civil - Custospt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectConcreto pré-moldado - Indústria - Brasilpt_BR
dc.subjectSelf-consolidating concretept_BR
dc.subjectPrecast concretept_BR
dc.subjectBuilding - Costspt_BR
dc.subjectTecnologypt_BR
dc.subjectPrecast concrete industry - Brasilpt_BR
dc.titleAvaliação da frequência de aplicação do concreto autoadensável no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of application frequency of self-compacting concrete in Brazilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO concreto autoadensável é um produto desenvolvido pelos japoneses no ano de 1988 e tem como principal característica a fluidez, com isso a alta capacidade de preencher os espaços sem uso de vibrador. É uma tecnologia que apresenta inúmeras vantagens para a concretagem, sendo comprovadamente mais produtiva do que o concreto convencional em relação a trabalhabilidade, redução de mão de obra e velocidade de execução, por exemplo. Entretanto, não vem sendo utilizada pela maioria das construções verticais e indústrias de pré-fabricado. O presente estudo, busca entender o motivo dessa tecnologia fundamental não estar sendo utilizada por muitas construções no Brasil. Esta análise foi feita entrevistando engenheiros, arquitetos e gerentes de grandes construtoras e indústrias de pré-fabricados pelo país. Para isso, foi desenvolvido um questionário no qual 26 representantes de construtoras e 30 de indústrias de pré-fabricados aceitaram responder. Essas, representantes das regiões sul, sudeste, centro-oeste e nordeste do Brasil. O questionário buscava entender se as empresas utilizam o concreto autoadensável e porquê de optar ou não o por essa tecnologia. A partir disso, identificou-se um padrão: os que escolhem autoadensável fazem isso se preocupando com o custo, reduzindo mão de obra durante o processo da concretagem e, quem não opta pela tecnologia, também aponta o custo o principal fator. Comparou-se os resultados com um estudo de caso apresentado, onde em uma obra de Curitiba, foi realizada uma laje da estrutura com concreto autoadensável sem alterar formas, mão de obra e controle de qualidade, a fim de equalizar com os números das outras lajes desenvolvidas em concreto convencional. O resultado foi uma variação de custo de aproximadamente 7%, mesmas horas trabalhadas e redução de 14% do efetivo envolvido durante a concretagem.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Arthur-
dc.contributor.referee1Medeiros, Arthur-
dc.contributor.referee2Jochem, Lidiane Fernanda-
dc.contributor.referee3Casagrande, Cézar Augusto-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
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