Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26901
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDallabrida, Carolina-
dc.date.accessioned2022-01-06T13:35:53Z-
dc.date.available2022-01-06T13:35:53Z-
dc.date.issued2021-11-29-
dc.identifier.citationDALLABRIDA, Carolina. Educação ambiental e os desafios durante a pandemia de COVID-19. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26901-
dc.description.abstractIn recent years, dealing with issues related to the environment has been of significant importance, adopting Environmental Education (EE) is one of the alternatives for dealing address the topic. EE aims to create in each individual an understanding of co-responsibility, between him and the environment. In the year 2020, with the presence of the COVID-19 virus, and its danger, isolation and social distancing were installed worldwide. As a reflection on education, remote teaching was introduced, and together, new challenges. The objective of this work was to study the difficulties faced by educators, from public and private schools, working in elementary education, in Campo Mourão city, in the application of EE during remote teaching. Online questionnaires were applied to obtain data, and carried out comparisons between the bibliographic references and the data obtained. Twelve responses were collected from educators participating in the research, most of them working in grades of 1st and 4th year. The environmental perception of 83.3% of teachers is that there is an interaction between man and nature. When questioned, only 16.7% feel prepared to develop EE, which is a problem in Brazil, the lack of continuing education. Interdisciplinarity, defined by Law, is the way that most believe to be the ideal way to apply EE in schools. According to the results, there were changes in educational strategies, installed after the pandemic, where the biggest challenges faced are related to lack of access to technological resources and lack of practical activities. The adopted strategies were videos, online activities. Despite the difficulties, the understanding of EE by the students was seen as positive by the teachers, even with the lack of physical contact, listed as the most relative impact of remote education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectEducation - Researchpt_BR
dc.titleEducação ambiental e os desafios durante a pandemia de COVID-19pt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education and the challanges during the pandemic of COVID-19pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos, tratar de questões relacionadas ao meio ambiente vem representando importância significativa, adotar a Educação Ambiental (EA) é uma das alternativas de abordar a temática. A EA possui o intuito de criar, em cada indivíduo, o entendimento da corresponsabilidade entre ele e o meio ambiente. No ano de 2020, com a presença do vírus COVID-19 e sua periculosidade foi instalado, mundialmente, o isolamento e afastamento social. Como reflexo na educação, foi posto o ensino remoto, e juntamente, novos desafios. O objetivo deste trabalho foi estudar as dificuldades enfrentadas por educadores, de escolas públicas e privadas, atuantes no ensino fundamenta I, no município de Campo Mourão, na aplicação da EA durante o ensino remoto. Foram aplicados questionários online, para obtenção de dados, e realizado comparações entre as referências bibliográficas e dos dados obtidos. Foram coletadas 12 respostas dos educadores participantes da pesquisa, destes, grande parte atua em séries de 1º e 4º ano. A percepção ambiental de 83,3% dos professores é de que existe uma interação entre o homem e a natureza. Quando questionados, apenas 16,7% se sentem preparados para desenvolver a EA, o que é uma problemática no Brasil, a falta de formação continuada. A interdisciplinaridade, definida por lei, é a maneira que a maioria acredita ser a forma ideal de aplicar a EA nas escolas. De acordo com os resultados, houve mudanças nas estratégias educacionais, instaladas após a pandemia, onde os maiores desafios enfrentados estão relacionados a falta de acesso aos recursos tecnológicos e falta de atividades práticas. As estratégias adotadas foram vídeos, atividades online. Apesar das dificuldades, a compreensão da EA por parte dos alunos, foi vista como positiva pelos professores, mesmo com a falta de contato físico, listado como o impacto mais relativo do ensino remoto.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Márcia Aparecida de-
dc.contributor.referee1Oliveira, Márcia Aparecida-
dc.contributor.referee2Kreutz, Cristiane-
dc.contributor.referee3Corneli, Vanessa Medeiros-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Ambientalpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
Aparece nas coleções:CM - Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaoambientaldesafiospandemia.pdf313,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons