Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2686
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLerias, Washington Roberto-
dc.date.accessioned2017-12-06T20:13:07Z-
dc.date.available2017-12-06T20:13:07Z-
dc.date.issued2016-08-19-
dc.identifier.citationLERIAS, Washington Roberto. A física da música e a pluralidade didática. 2016. 54 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2686-
dc.descriptionAcompanha: Encarte do produto educacional: a física da música e a pluralidade didáticapt_BR
dc.description.abstractThis thesis aims to present a proposal for didactic sequence to significantly explore waves, acoustics and related content to their understanding, using elements of music as a motivational agent to the physics learning, as well as a range of instructional resources with the aim of offering a didactic plurality it was adapted from the fundamentals of methodological plurality of Paul Feyerabend. These features are since chalk framework, to inventions, musical instruments, experiments, softwares, simulators, images, animations, video lessons, songs, poetry and some epistemological aspects of the physics of music.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectMecânica ondulatóriapt_BR
dc.subjectMúsica - Acústica e físicapt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectWave mechanicspt_BR
dc.subjectMusic - Acoustics and physicspt_BR
dc.titleA física da música e a pluralidade didáticapt_BR
dc.title.alternativePhysics of music and the didactic pluralitypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação visa apresentar uma proposta de sequência didática para explorar significativamente conteúdos de ondulatória, acústica e conteúdos relacionados à sua compreensão, utilizando elementos da música como agente motivacional ao aprendizado de física, bem como uma gama de recursos didáticos com o objetivo de oferecer uma pluralidade didática adaptada a partir dos fundamentos da pluralidade metodológica de Paul Feyerabend. Estes recursos são desde quadro giz, a inventos, instrumentos musicais, experimentos, softwares, simuladores, imagens, animações, videoaulas, músicas, poesias e alguns aspectos epistemológicos da física da música.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2790210241316970pt_BR
dc.contributor.advisor1Lenzi, César Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6728166498098286pt_BR
dc.contributor.referee1Lenzi, César Henrique-
dc.contributor.referee2Longen, Fabio Rogerio-
dc.contributor.referee3Studart Filho, Nelson-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Físicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.subject.capesFísica/Ensino de Físicapt_BR
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fisicamusicapluralidadedidatica.pdf4,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
fisicamusicapluralidadedidatica_produto.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.