Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26687
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMatos, Mateus da Costa-
dc.date.accessioned2021-12-14T02:54:34Z-
dc.date.available2021-12-14T02:54:34Z-
dc.date.issued2020-09-24-
dc.identifier.citationMATOS, Mateus da Costa. Design gráfico aplicado ao projeto de uma história em quadrinhos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26687-
dc.description.abstractThe present work records processes related to graphic design regarding the development of a children’s and youth comic book project. It was found that the use of a design methodology served well to establish the foundations for the development of the project, such as: research, conceptualization, prototyping, tests and feedbacks. Research on some reading problems in Brazil collaborated to situate the relevance of the graphic project, which is an incentive for young people to start reading, defined by the chosen story content and other comic book contexts. The adapted story, Enecoêma and the mystery of the blue jackdaw, highlights elements of Brazilian culture in Paraná, serving as a reference and incentive for other projects that will enhance human culture.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDesenho (Projetos)pt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectProjeto gráfico (Tipografia)pt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectComic books, strips, etcpt_BR
dc.subjectGraphic design (Typography)pt_BR
dc.titleDesign gráfico aplicado ao projeto de uma história em quadrinhospt_BR
dc.title.alternativeGraphic design applied to the design of a comic bookpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho registra processos relacionados ao design gráfico quanto ao desenvolvimento do projeto de uma história em quadrinhos infanto-juvenil. Verificouse que o uso de uma metodologia de design serviu bem para estabelecer os fundamentos para o desenvolvimento do projeto, tais quais: pesquisa, conceituação, prototipação, testes e feedbacks. Pesquisas sobre alguns problemas da leitura no Brasil colaboraram para situar a relevância do projeto gráfico que é um incentivo à iniciação da leitura pelo público jovem definido pelo teor estória escolhida e por outros contextos dos quadrinhos. A estória adaptada, Enecoêma e o mistério da gralha-azul, destaca elementos da cultura brasileira no paraná, servindo de referência e incentivo para outros projetos que venham a enaltecer a cultura humana.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Paz, Líber Eugênio-
dc.contributor.referee1Graça, Rodrigo André da Costa-
dc.contributor.referee2Arantes, Marcos Varassin-
dc.contributor.referee3Paz, Líber Eugênio-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Design Gráficopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CODEG_2020_1_13.pdf10,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.