Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26643
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerraz, Matheus Fellype-
dc.date.accessioned2021-12-07T18:11:00Z-
dc.date.available2021-12-07T18:11:00Z-
dc.date.issued2021-09-28-
dc.identifier.citationFERRAZ, Matheus Fellype. Estudo de métodos para detecção de torres e posicionamento de multirrotores: aplicação de VANT em inspeções de sistemas de energia. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26643-
dc.description.abstractInspections of power towers must be carried out routinely, but it is still often carried out manually, resulting in risks for the technicians involved in the process. Advances in the areas of Unmanned Aerial Vehicles (UAV) currently allow this task to be carried out with the use of these aircraft, with the use of on-board sensors and with the aircraft being manually piloted. While it is theoretically possible to automate this process, there are some barriers that prevent autonomous operation from being fully reliable, including correct error detection and collision avoidance, and the need for redundant precision positioning in the event of sensor failures. The goal of this work is to study tools and methods focused on solving the pylon detection and positioning issues. For this, the contribution of this work is to evaluate low-cost sensors that can be easily embedded in aircraft, and two methods that can complement the positioning configuration of aircraft in the context of eletric energy tower inspection: a positioning method using an AR-Tag as an external reference, and a detection and orientation method in relation to towers using planar LiDAR sensors and machine learning. The results show that the detection of results found in the energy tower environment is possible with the low-cost sensors tested. The proposed positioning methods, although still in need of improvements, also generated promising results, such as an accuracy with the use of tags superior to a common GPS, and a high rate of correct answers in the identification of towers with only the LiDAR sample. These methods can prove useful to carry out the inspection in the safest and most efficient way.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectEnergia elétrica - Transmissãopt_BR
dc.subjectLinhas elétricas aéreas - Inspeçãopt_BR
dc.subjectSensoriamento remotopt_BR
dc.subjectSensorespt_BR
dc.subjectVANT (Veículo Aéreo Não-Tripulado)pt_BR
dc.subjectElectric power transmissionpt_BR
dc.subjectElectric lines - Overhead - Inspectionpt_BR
dc.subjectRemote sensingpt_BR
dc.subjectSensorspt_BR
dc.subjectUAVs (Unmanned aerial vehicles)pt_BR
dc.titleEstudo de métodos para detecção de torres e posicionamento de multirrotores: aplicação de VANT em inspeções de sistemas de energiapt_BR
dc.title.alternativeStudy of methods for pylon detection and positioning of multirotors: application of UAVs in power system inspectionspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoInspeções de torres de energia devem ser realizadas de maneira rotineira, mas que ainda é muitas vezes realizada de forma manual, acarretando em riscos para os técnicos envolvidos no processo. Os avanços nas áreas de Veículos Aéreos Não-Tripulados (VANT)s permitem atualmente que essa tarefa seja realizada com o uso dessas aeronaves, com o uso de sensores embarcados e com as aeronaves sendo pilotadas manualmente. Embora teoricamente seja possível automatizar esse processo, existem algumas barreiras que impedem que o funcionamento autônomo seja completamente confiável, entre elas, a correta detecção e desvio de obstáculos, e a necessidade de um posicionamento de precisão redundante em caso de falhas nos sensores. O objetivo desse trabalho é estudar ferramentas e métodos focados na solução das questões de detecção da torre e posicionamento. Para isto, serão avaliados sensores de baixo-custo que podem ser facilmente embarcados nas aeronaves, e dois métodos para complementar a confiabilidade de posicionamento de aeronave no contexto de inspeção de torres de energia elétrica: um método de posicionamento utilizando uma AR-Tag como referencial externo, e um método de detecção e orientação em relação à torres usando sensores LiDAR planares e aprendizado de máquina. Os resultados mostram que a detecção de obstáculos comumente encontrados no ambiente de torres de energia é possível com os sensores de baixo-custo avaliados. Os métodos de posicionamento propostos, embora necessitem ser aprimorados, também geraram resultados promissores, como uma precisão com o uso das tags superior à de um GPS comum, e uma alta taxa de acertos na identificação de torres apenas com a amostra de LiDAR. Esses métodos, se aperfeiçoados, podem se mostrar úteis para a realização da inspeção de maneira mais segura e eficiente.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-4917-316Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2167754868771920pt_BR
dc.contributor.advisor1Wehrmeister, Marco Aurélio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1415-5527pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5548205054206839pt_BR
dc.contributor.referee1Fabro, Joao Alberto-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8975-0323pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6841185662777161pt_BR
dc.contributor.referee2Becker, Leandro Buss-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/ 0000-0003-1872-4771pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4970009027814810pt_BR
dc.contributor.referee3Wehrmeister, Marco Aurélio-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-1415-5527pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5548205054206839pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia Elétricapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
metodosdeteccaotorresvant.pdf6,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons