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dc.creatorLeal, Alline da Silva-
dc.date.accessioned2021-11-22T14:24:52Z-
dc.date.available2021-11-22T14:24:52Z-
dc.date.issued2021-08-31-
dc.identifier.citationLEAL, Alline da Silva. Um jogo sério para avaliar a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual no uso de periféricos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26468-
dc.description.abstractIntellectual development disorder affects several areas in the lives of students with intellectual disabilities, including poor school performance. In addition, individuals with intellectual disabilities have difficulties in performing basic tasks, when it comes to activities that require the use of motor skills. In the educational context, the need to create technological tools aimed at evaluating this audience in the use of peripherals is notorious. Serious gaming is an example of a tool that allows for greater student engagement and can be built with gamification elements such as avatar and scoring. This work developed a serious game with gamification elements that allows evaluating the evolution of the student with intellectual disabilities in the use of mouse and keyboard peripherals. The proposed challenges stimulate fine motor coordination, which is assessed using motor assessment techniques proposed in the literature. The game, called AliCharlie, is in the form of a book with three chapters and consists of several challenges related to the content on the theme of Food Safety, in particular, conventional, organic and transgenic foods. The evaluation of the game was carried out by educators from a school of teaching modality for young people and adults with intellectual disabilities aged between 18 and 60 years old and the result was satisfactory considering the challenges, images, objective of the game, among other characteristics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectIncapacidade intelectualpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectAprendizagem motorapt_BR
dc.subjectStupiditypt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectMotor learningpt_BR
dc.titleUm jogo sério para avaliar a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual no uso de periféricospt_BR
dc.title.alternativeA serious game to evaluate the learning of students with intellectual disabilities in the use of peripheralspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO transtorno do desenvolvimento intelectual afeta diversas áreas na vida de alunos com deficiência intelectual, dentre elas, o baixo rendimento escolar. Além disso, os indivíduos com deficiência intelectual possuem dificuldades em realizar tarefas básicas, quando se trata de atividades que exigem o uso das habilidades motoras. No contexto educacional, é notório a necessidade de criação de ferramentas tecnológicas voltadas para a avaliação desse público no uso de periféricos. O jogo sério é um exemplo de ferramenta que permite o maior engajamento dos alunos e pode ser construído com elementos de gamificação tais como avatar e pontuação. Este trabalho desenvolveu um jogo sério com elementos de gamificação que permite avaliar a evolução do aluno com deficiência intelectual no uso dos periféricos mouse e teclado. Os desafios propostos estimulam a coordenação motora fina que é avaliada usando técnicas de avaliação motora propostas na literatura. O jogo, denominado de AliCharlie, tem formato de um livro com três capítulos e consiste em vários desafios relacionados ao conteúdo sobre o tema de Segurança Alimentar, em especial, os alimentos convencionais, orgânicos e transgênicos. A avaliação do jogo foi realizada por educadores de uma escola de modalidade de Ensino de Jovens e Adultos com deficiência intelectual na faixa etária de 18 a 60 anos e o resultado foi satisfatório considerando os desafios, imagens, objetivo do jogo, entre outras características.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Matos, Simone Nasser-
dc.contributor.referee1Matos, Simone Nasser-
dc.contributor.referee2Ishikawa, Eliana Cláudia Mayumi-
dc.contributor.referee3Borges, Helyane Bronoski-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCiência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
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