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dc.creatorFeuser, Ana Flávia Santos-
dc.date.accessioned2021-11-08T23:25:58Z-
dc.date.available2021-11-08T23:25:58Z-
dc.date.issued2019-09-09-
dc.identifier.citationFEUSER, Ana Flávia Santos. Avaliação da abordagem do BIM na graduação de engenharia civil e arquitetura em instituições de ensino superior de Cascavel/PR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia Digital e Tecnologia BIM) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26327-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectModelagem da Informação da Construçãopt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Cascavel (PR)pt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectBuilding information modelingpt_BR
dc.subjectUniversities and colleges - Cascavel (PR)pt_BR
dc.subjectArchitecturept_BR
dc.titleAvaliação da abordagem do BIM na graduação de engenharia civil e arquitetura em instituições de ensino superior de Cascavel/PRpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA aprendizagem do BIM é de extrema importância para a formação de profissionais preparados para o mercado de trabalho. Esse mercado cada vez mais reflete a escassez de tal capacitação tendo em vista que poucas universidades o abordam. Assim, o objetivo geral dessa monografia foi analisar como as instituições de ensino superior ofertantes dos cursos de Engenharia Civil, bem como Arquitetura e Urbanismo da cidade de Cascavel-PR, estão implementando ou buscando implementar o BIM em seu cenário acadêmico, identificando as mudanças observadas nos que já o implementaram. Para este fim, foi utilizada em um primeiro momento a pesquisa bibliográfica com a intenção de obter conhecimentos para compreensão dos dados apresentados nas instituições investigadas. Em um segundo momento, foi realizada uma pesquisa de campo quantitativa, com a elaboração de instrumentos de coleta de dados que foi aplicado aos coordenadores e docentes dos cursos. Os instrumentos escolhidos para estas coletas foram os questionários com perguntas abertas e de múltipla escolha. A pesquisa também permitiu promover uma reflexão sobre a grade curricular e uma análise do nível de proficiência BIM dos profissionais formados nos cursos investigados. Os resultados da pesquisa sobre o tema evidenciam que o cenário acadêmico do município de Cascavel enfrenta diversas dificuldades para implementação do BIM, formando profissionais pouco ou nada preparados no assunto.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Scheer, Sérgio-
dc.contributor.referee1Scheer, Sérgio-
dc.contributor.referee2Freire, Fábio-
dc.contributor.referee3Tamashiro, Heverson Akira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Engenharia Digital e Tecnologia BIMpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
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