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dc.creatorGeraldo Filho, Paulo Roberto-
dc.date.accessioned2021-11-08T13:53:17Z-
dc.date.available2021-11-08T13:53:17Z-
dc.date.issued2021-08-26-
dc.identifier.citationGERALDO FILHO, Paulo Roberto. Avaliação do gerenciamento de resíduos sólidos: estudo de caso em obra portuária no município de Paranaguá/PR. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26299-
dc.description.abstractThe civil construction industry is one of the biggest consumers of natural resources and is the biggest generator of Urban Solid Waste (USW) in Brazil. Because it is in a marine environment and due to its magnitude and high production of CW, port works have polluting potential and can aggravate environmental degradation. By knowing the rate of waste generated, creating a waste management strategy and establishing the logistics for collecting or reusing materials, it is possible to modernize the construction industry and reduce the generation of CW. This research critically evaluated the management of CW in port construction. To this end, a follow up of 20-month was carried out on the management of the CW at Porto Dom Pedro II, in Paranaguá – PR. The port construction solid waste management process was characterized in terms of agents involved, origin, type, quantity, generation rate, reuse and destination. The waste screening process was verified through the segregation, packaging, reuse and disposal of waste. It was found that even with lectures and training on the subject, the correct segregation of waste was dependent on inspection. The working conditions that generated the greatest amount of solid waste in the construction and the proportions of CW reused in the staking construction process were verified. At the end, indicators for waste generation were defined and opportunities for improvement in the management process were proposed, which can serve as an instrument for the management of waste from future port works.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectGestão integrada de resíduos sólidospt_BR
dc.subjectIndústria de construção civilpt_BR
dc.subjectReaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)pt_BR
dc.subjectÁreas portuárias - Paranaguá (PR)pt_BR
dc.subjectPortospt_BR
dc.subjectHidroviaspt_BR
dc.subjectIntegrated solid waste mangementpt_BR
dc.subjectConstruction industrypt_BR
dc.subjectRecycling (Waste, etc.)pt_BR
dc.subjectPort districts - Paranaguá (PR)pt_BR
dc.subjectHarborspt_BR
dc.subjectWaterwayspt_BR
dc.titleAvaliação do gerenciamento de resíduos sólidos: estudo de caso em obra portuária no município de Paranaguá/PRpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of a solid waste management: case study in a port work in Paranaguá city, Parana statept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA indústria da construção civil é uma das maiores consumidoras de recursos naturais e é a maior geradora de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no Brasil. Por se encontrar em ambiente marinho e devido à sua magnitude e à produção elevada de Resíduos da Construção Civil (RCC), obras portuárias possuem potencial poluidor e podem agravar a degradação ambiental. Ao conhecer o índice de resíduos gerados, criar estratégia de gestão de resíduos e estabelecer a logística de coleta ou reuso dos materiais, é possível modernizar a indústria da construção e reduzir a geração de RCC. Esta pesquisa avaliou criticamente o gerenciamento dos RCC na construção de um porto. Para tal, foi realizado o acompanhamento por 20 meses da gestão dos RCC provenientes da obra do Porto Dom Pedro II, em Paranaguá – PR. O processo de gestão dos resíduos sólidos foi caracterizado quanto aos agentes envolvidos, à origem, ao tipo, à quantidade, à taxa de geração, ao reuso e à destinação final. O processo de triagem de resíduos foi verificado através da segregação, do acondicionamento, do reaproveitamento e da destinação dos resíduos. Foi verificado que mesmo com palestras e treinamentos sobre o tema, a segregação correta dos resíduos era dependente de fiscalização. Foram verificadas as condições de trabalho que geraram maior quantidade de resíduos sólidos na obra e as proporções de RCC reutilizados no próprio processo construtivo de estaqueamento. Ao final, indicadores de geração de resíduos foram definidos e oportunidades de melhoria no processo de gerenciamento foram propostas, atuando como instrumento para a gestão de resíduos na construção de obras semelhantes.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-1193-3263pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5314434087718117pt_BR
dc.contributor.advisor1Nagalli, Andre-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3985-755Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2654028156219694pt_BR
dc.contributor.referee1Erbs, Alexandre-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6316-8148pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4633645937382616pt_BR
dc.contributor.referee2Nagalli, Andre-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3985-755Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2654028156219694pt_BR
dc.contributor.referee3Romano, Cezar Augusto-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-5479-3921pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9050177850757366pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVILpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Civilpt_BR
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