Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2628
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuz, Andréia Antunes da-
dc.date.accessioned2017-11-23T14:51:16Z-
dc.date.available2017-11-23T14:51:16Z-
dc.date.issued2017-08-18-
dc.identifier.citationLUZ, Andréia Antunes da. Um modelo para gestão de transferência de conhecimento e tecnologia para estágio acadêmico. 2017. 193 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2628-
dc.description.abstractThis research objected to define a management model for the academic internship, with an approach in Knowledge Management and Knowledge and Technology Transfer. The methodological procedures, classified as applied, qualitative, descriptive, bibliographical, documentary and survey, were utilized as an object of study by the Academic Internship. Moreover, the Methodi Ordinatio was employed in the construction of the portfolio. The portal prototype acts as a repository for the internship, with an interaction interface for the intern, professor, supervisor, education institution, firm, integration agent, and external users. Its acting enables the extraction, memorization, sharing, and reuse of knowledge and technology, protecting them and broadening the intern's ability to discover and innovate, based on the collaborative tools of knowledge management available to all users registered in the portal. The paths toward intellectual capital development and innovation in products, processes and services, converting individual knowledge into collective knowledge, will transform the users into, simultaneously, consumers and creators of knowledge and technology, with learning support and no time or place limitations, providing at the same time knowledge and learning to the student. The viewpoints of students, coordinators and internship supervisors confirm that the portal's utilization in internships can transfer and store knowledge with an interface of influence and interaction. The portal prototype presents an innovative internship management process, proving that this environment allows user needs to arise, and contributes to the student/intern's learning process, systematizing the practical knowledge and technology acquired and experienced in the internship. This research contributes to the reformulation of the Internship Management System.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProgramas de estágiopt_BR
dc.subjectTransferência de tecnologiapt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectInternship programspt_BR
dc.subjectTechnology transferpt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.titleUm modelo para gestão de transferência de conhecimento e tecnologia para estágio acadêmicopt_BR
dc.title.alternativeA management model to transfering knowledge and technology to academic internshippt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa objetivou definir um modelo de Gestão para o Estágio Acadêmico, com abordagem em Gestão do Conhecimento e Transferência de Conhecimento e Tecnologia. Os procedimentos metodológicos em relação à classificação como aplicada, qualitativa, descritiva, bibliográfica, documental e levantamento, foram utilizados como objeto de estudo do Estágio Acadêmico e, também, para a construção do portfólio, fez-se uso do Methodi Ordinatio. O protótipo do portal do conhecimento atua como repositório para o estágio e interface de interação do estagiário, orientador, supervisor, instituição de ensino superir, empresa, agente de integração e, também, usuários externos. Essa atuação possibilita a extração, memorização, reutilização e compartilhamento do conhecimento e tecnologia, protegendo-os e ampliando a capacidade do estagiário em descobrir e inovar, a partir dos instrumentos de gestão do conhecimento colaborativos disponíveis a todos os usuários cadastrados no portal. As percepções dos alunos, coordenadores e supervisores de estágio confirmam que a utilização do portal para o estágio pode transferir e armazenar conhecimento e tecnologia e interface de influência e interação. O protótipo do portal apresenta um processo de gestão de estágio inovador, provando que esse ambiente permite suscitar necessidades dos usuários e contribuir para o processo de aprendizagem do aluno/estagiário, sistematizando o conhecimento e tecnologia do ‘saber fazer’ adquirido e vivenciado no estágio. A contribuição dessa pesquisa reside na reformulação do Sistema de Gestão de Estágio.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8055821444099476pt_BR
dc.contributor.advisor1Kovaleski, João Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4238962623790586pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas Júnior, Miguels Archanjo de-
dc.contributor.referee2Vaz, Maria Salete Marcon Gomes-
dc.contributor.referee3Francisco, Antonio Carlos de-
dc.contributor.referee4Yoshino, Rui Tadashi-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia de Produçãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGEP_D_Luz, Andréia Antunes da_2017.pdf3,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.