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dc.creatorDiniz, João Sesti-
dc.date.accessioned2021-11-03T21:07:31Z-
dc.date.available2021-11-03T21:07:31Z-
dc.date.issued2021-08-20-
dc.identifier.citationDINIZ, João Sesti. Dimensionamento de um sistema de freio para um veículo off road tipo Baja SAE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26267-
dc.description.abstractThe present work performs the design of the brake system of a bajatype competition vehicle, more specifically from the “Londribaja” team. The vehicle's static and dynamic parameters are analyzed, sizing the master cylinder and the balancebar system based on them. The brake disc is selected through the characteristics of the materials most accessible to the team. The entire system is tested and evaluated according to its efficiency and braking distance. Changes made to the brake system meet the requirements of the team and improve the effectiveness of the braking system. The main contribution of this work is to carry out a methodology that can be used for future works with bajatype vehicles.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectVeículos off-roadpt_BR
dc.subjectAutomóveis - Freiospt_BR
dc.subjectDesempenho - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectOff-road vehiclespt_BR
dc.subjectAutomobiles - Brakespt_BR
dc.subjectPerformance - Evaluationpt_BR
dc.titleDimensionamento de um sistema de freio para um veículo off road tipo Baja SAEpt_BR
dc.title.alternativeDesign of a brake system for a SAE Baja off-road vehiclept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho realiza o dimensionamento do sistema de freios de um veículo de competição tipo baja, mais especificamente da equipe “Londribaja”. São analisados os parâmetros estáticos e dinâmicos do veículo, dimensionando o cilindro-mestre e o sistema de balance-bar com base nos mesmos. O disco de freio é selecionado por meio das características dos materiais mais acessíveis para a equipe. Todo o sistema é submetido a testes e avaliado conforme sua eficiência e distância de frenagem. As alterações realizadas no sistema de freios atendem os requisitos da equipe e melhoram a eficácia do sistema de frenagem. A principal contribuição desse trabalho é realizar uma metodologia que poderá ser utilizada para próximos trabalhos com veículos baja.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Janaina Fracaro de Souza-
dc.contributor.referee1Gonçalves, Janaina Fracaro de Souza-
dc.contributor.referee2Michels, Roger Nabeyama-
dc.contributor.referee3Bertozzi, Janksyn-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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