Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2614
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLesinhovski, Anne Caroline-
dc.date.accessioned2017-11-20T19:01:38Z-
dc.date.available2017-11-20T19:01:38Z-
dc.date.issued2017-03-08-
dc.identifier.citationLESINHOVSKI, Anne Caroline. O público idoso e o design participativo para apoio à inclusão digital. 2017. 167 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2614-
dc.description.abstractThe elderly public, growing in Brazil and increasingly adept at using the internet and digital media, needs attention when it comes to digital inclusion, since they may present physical and cognitive limitations that make it difficult to perform tasks that require computer use. Considering these users and involving them in the process of developing teaching materials in the digital format, using Participatory Design techniques, can ease the rejection related to the use of this material by this public. With this, it was defined as a general objective of this research to analyze the application of Participatory Design techniques with the elderly public for digital inclusion. In this research were applied the techniques of Participatory Design Storytelling Workshop, Creation of common languages and Braindraw with the elderly, for the development of an example of digital didactic material aimed at this public. The steps taken to reach the general objective were: a bibliographic study through a file and a systematic literature review; Data collection through interviews, to investigate the digital inclusion demands of the elderly public; Application of Participatory Design techniques with the elderly, whose objective was the survey of requirements for the development of didactic material. After analyzing the information obtained with the application of Participatory Design techniques, some observation points were identified and listed, which address the preferences of these users in the use of digital didactic materials. With these observation points, an example of didactic material in the digital format, characterized as Open Educational Resource, was proposed for learning an internet communication tool. This material was validated by elderly users and met most of the requirements. Finally, it was verified that the participative activity for the elderly generates positive results and can be adopted in the development of technologies for this public.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProjeto de sistema centrado no usuáriopt_BR
dc.subjectAprendizagem de adultospt_BR
dc.subjectEducação abertapt_BR
dc.subjectIdosos - Educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectUser-centered system designpt_BR
dc.subjectAdult learningpt_BR
dc.subjectOpen learningpt_BR
dc.subjectOlder people - Educationpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleO público idoso e o design participativo para apoio à inclusão digitalpt_BR
dc.title.alternativeElderly public and participatory design to support digital inclusionpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO público idoso, crescente no Brasil e cada vez mais adepto do uso da internet e dos meios digitais, necessita de atenção quando o assunto é inclusão digital, pois podem apresentar limitações físicas e cognitivas que dificultam a realização de tarefas que requeiram o uso computador. Considerar estes usuários e envolvê-los no processo de desenvolvimento de materiais didáticos no formato digital, utilizando técnicas de Design Participativo, pode amenizar a rejeição relacionada à utilização deste material por este público. Com isso, definiu-se como objetivo geral desta pesquisa analisar a aplicação de técnicas de Design Participativo com o público idoso para a inclusão digital. Nesta pesquisa foram aplicadas as técnicas de Design Participativo Storytelling Workshop, Criação de linguagens comuns e Braindraw com idosos, para o desenvolvimento de um exemplo de material didático digital voltado a este público. Os passos adotados para atingir o objetivo geral foram: estudo bibliográfico por meio de um fichamento e de uma revisão sistemática de literatura; coleta de dados por meio de entrevistas, para investigação das demandas de inclusão digital do público idoso; aplicação de técnicas de Design Participativo com idosos, cujo objetivo foi o levantamento de requisitos para o desenvolvimento do material didático. Após a análise das informações obtidas com a aplicação das técnicas de Design Participativo foram identificados e listados alguns pontos de observação, que tratam das preferências destes usuários na utilização de materiais didáticos digitais. Com estes pontos de observação foi proposto um exemplo de material didático no formato digital, caracterizado como Recurso Educacional Aberto, para aprendizagem de uma ferramenta de comunicação via internet. Este material foi validado por usuários idosos e atendeu a maioria dos requisitos. Por fim, constatou-se que a atividade participativa para os idosos gera resultados positivos e pode ser adotada no desenvolvimento de tecnologias para este público.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9352547317504157pt_BR
dc.contributor.advisor1Amaral, Marilia Abrahão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9319101798473279pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Leonelo Dell Anhol-
dc.contributor.referee2Emer, Maria Cláudia Figueiredo Pereira-
dc.contributor.referee3Amaral, Marilia Abrahão-
dc.contributor.referee4Amaral, Marilia Abrahão-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTOpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_D_Kotovicz, Anne Caroline Lesinhovski_2017.pdfCT_PPGTE_Lesinhovski, Anne Caroline_201731,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.