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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26145
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Carvalho, Marcelo da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-13T18:51:08Z | - |
dc.date.available | 2021-10-13T18:51:08Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-16 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Marcelo da Silva. Uma poética do sensível: Palavra Cantada em perspectiva rizomática. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26145 | - |
dc.description.abstract | Vivenciar cada manifestação artística e compreendê-la é um desafio. Tais manifestações se dão em um conjunto de linguagens que nos possibilitam entender a nossa realidade ou questionar muitas destas coisas que o mundo nos mostra. Um dos elementos que ajudam nesta compreensão é a música, representada neste trabalho pela dupla Sandra Peres e Paulo Tatit que dão vida à Palavra Cantada. Grupo atuante desde 1994, suas obras se destacam pela música, por terem em seu cerne a música brasileira como principal elemento de suas composições, as letras ricas em uma poética própria e bastante marcada pelos elementos audiovisuais que se transformaram ao longo dos anos e hoje são destaque nas mídias sociais. Essas linguagens pretendem alcançar as Inteligências e sensibilidades das crianças, conforme informação contida no website da dupla. Assim, a pesquisa propõe analisar a produção de Palavra Cantada, isto é, entender a poética presente nas canções da dupla. Porém, esta poética precisa ir ao encontro de uma base filosófica, possibilitando entender como a Palavra Cantada atinge seu efeito poético. Um dos caminhos que apresenta esta base filosófica é o estudo de Gilles Deleuze e Félix Guattari (2000) sobre o rizoma, que compreende verificar a multiplicidade das letras, músicas e imagens da Palavra Cantada e transformá-lo em novas possibilidades de se trabalhar este tema, principalmente, no ambiente escolar. A pesquisa é qualitativa e de caráter teórico, fundamentada em bibliografias que buscam trazer novas reflexões sobre a música infantil, tendo como base as letras (texto) e as relações com as plataformas digitais de reprodução (multimidialidade e a intermidialidade). Teóricos, como Hans Robert Jauss (1979), Ernst Cassirer (1977), Alberto Cupani (2016), Walter Benjamin (2012), Gallo (2007), entre outros, fazem parte da base teórica. Acredita-se que tal multiplicidade, tendo como referência a poética da dupla, pode trazer novas referências de leitura, sendo um novo aliado no ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Música e literatura | pt_BR |
dc.subject | Música e linguagem | pt_BR |
dc.subject | Poética | pt_BR |
dc.subject | Música e crianças | pt_BR |
dc.subject | Palavra cantada (Grupo de artistas) | pt_BR |
dc.subject | Music and literatur | pt_BR |
dc.subject | Music and language | pt_BR |
dc.subject | Poetics | pt_BR |
dc.subject | Music and children | pt_BR |
dc.title | Uma poética do sensível: Palavra Cantada em perspectiva rizomática | pt_BR |
dc.title.alternative | A poetics of the sensitive: Palavra Cantada in rhizomatic perspective | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Vivenciar cada manifestação artística e compreendê-la é um desafio. Tais manifestações se dão em um conjunto de linguagens que nos possibilitam entender a nossa realidade ou questionar muitas destas coisas que o mundo nos mostra. Um dos elementos que ajudam nesta compreensão é a música, representada neste trabalho pela dupla Sandra Peres e Paulo Tatit que dão vida à Palavra Cantada. Grupo atuante desde 1994, suas obras se destacam pela música, por terem em seu cerne a música brasileira como principal elemento de suas composições, as letras ricas em uma poética própria e bastante marcada pelos elementos audiovisuais que se transformaram ao longo dos anos e hoje são destaque nas mídias sociais. Essas linguagens pretendem alcançar as Inteligências e sensibilidades das crianças, conforme informação contida no website da dupla. Assim, a pesquisa propõe analisar a produção de Palavra Cantada, isto é, entender a poética presente nas canções da dupla. Porém, esta poética precisa ir ao encontro de uma base filosófica, possibilitando entender como a Palavra Cantada atinge seu efeito poético. Um dos caminhos que apresenta esta base filosófica é o estudo de Gilles Deleuze e Félix Guattari (2000) sobre o rizoma, que compreende verificar a multiplicidade das letras, músicas e imagens da Palavra Cantada e transformá-lo em novas possibilidades de se trabalhar este tema, principalmente, no ambiente escolar. A pesquisa é qualitativa e de caráter teórico, fundamentada em bibliografias que buscam trazer novas reflexões sobre a música infantil, tendo como base as letras (texto) e as relações com as plataformas digitais de reprodução (multimidialidade e a intermidialidade). Teóricos, como Hans Robert Jauss (1979), Ernst Cassirer (1977), Alberto Cupani (2016), Walter Benjamin (2012), Gallo (2007), entre outros, fazem parte da base teórica. Acredita-se que tal multiplicidade, tendo como referência a poética da dupla, pode trazer novas referências de leitura, sendo um novo aliado no ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/ 0000-0003-2464-2342 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8437920851828294 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Matsuda, Alice Atsuko | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-3046-7317 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3922087976096217 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Matsuda, Alice Atsuko | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-3046-7317 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3922087976096217 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Eliane Aparecida Galvao Ribeiro | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/ 0000-0002-2564-4270 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6471791031294211 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Almeida, Rogerio Caetano de | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0003-2030-7811 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7757449325949159 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.subject.capes | Letras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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