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dc.creatorPeixoto, Mateus Tomoo Yonemoto-
dc.date.accessioned2021-10-04T18:56:32Z-
dc.date.available2021-10-04T18:56:32Z-
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.citationPEIXOTO, Mateus Tomoo Yonemoto. Benchmarking de motores de jogos 2D. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26107-
dc.description.abstractThe free engines for game development have been a key element for the popularization and growth of the games market, since they speed up the production process, reducing complexity and time of implementation. The selection of the engine to be used in a new project is generally supported by two criteria: the set of features it offers and the performance that can be achieved in the resulting game. Building performance tests that can measure the performance of different engines and, thus, help in this decision can be a problem for developers, as there is a considerable cost of time involved. In this context, the objective of this project was to build benchmarking applications (comparative evaluation) that allow the performance profiling and stress tests on resources of different engines of two open source 2D engines: Phaser and LÖVE. To this end, three stress tests were implemented on different systems (Windows, Linux and Android), which allowed data collection for a comparative assessment between the engines. Based on the analysis of the results, it was observed that the LÖVE engine obtained better results on the established performance criteria. It is hoped that the results of this project can assist developers in selecting the most suitable engine for their needs.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectSoftware - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectComputaçãopt_BR
dc.subjectElectronic gamespt_BR
dc.subjectComputer software - Developmentpt_BR
dc.subjectComputer sciencept_BR
dc.titleBenchmarking de motores de jogos 2Dpt_BR
dc.title.alternative2D game engine benchmarkingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoOs motores gratuitos para desenvolvimento de jogos têm sido um elemento chave para a popularização e crescimento do mercado de jogos, uma vez que agilizam o processo de produção, reduzindo complexidade e tempo de implementação. A escolha do motor a ser utilizado em um novo projeto é geralmente apoiada em dois critérios: o conjunto de recursos que oferece e a performance que é possível alcançar no jogo resultante. Construir testes de desempenho que possam aferir a performance de diferentes motores e, dessa forma, ajudar nessa decisão pode ser tornar um problema para os desenvolvedores, pois há um considerável custo de tempo envolvido. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi construir aplicativos de benchmarking (avaliação comparativa) que permitam a realização de perfilamento de performance e testes de estresse sobre recursos de diferentes motores de dois motores open source 2D: Phaser e LÖVE. Para tanto, foram implementados três testes de estresse em sistemas diferentes (Windows, Linux e Android), que permitiram a coleta de dados para uma avaliação comparativa entre os motores. Com base na análise dos resultados, observou-se que o motor LÖVE obteve melhores resultados sobre os critérios de performance estabelecidos. Espera-se que os resultados deste trabalho possam auxiliar desenvolvedores a selecionar o motor mais adequado às suas necessidades.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Marcos Silvano-
dc.contributor.referee1Almeida, Marcos Silvano-
dc.contributor.referee2Foleiss, Juliano Henrique-
dc.contributor.referee3Valentin, Lucio Geronimo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Computaçãopt_BR
dc.publisher.programCiência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
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