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dc.creatorJokowiski, Graciela Johnsson Campos-
dc.date.accessioned2017-11-19T16:05:47Z-
dc.date.available2017-11-19T16:05:47Z-
dc.date.issued2017-03-24-
dc.identifier.citationJOKOWISKI, Graciela Johnsson Campos. As janelas de David Hockney: os dispositivos móveis no processo de criação artística. 2017. 168 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2593-
dc.description.abstractThis research presents an approach on mobile devices as possible mediators of artistic thinking. Based on theoretical concepts about the relations between art, image and technology, it aims at understanding the participation of these devices in the process of creation from the observation of the visual art of David Hockney in the cellular phones and tablets. Its specific objectives are the studies of how artists of contemporary art have expressed themselves through images and how digital windows have participated in this movement. The research paper begins with a theoretical study on metaphorical windows in art, prioritizing those of contemporary art, and continues an investigation into the trajectory of the artist David Hockney. Theoretical research was important for the understanding of how visual arts materialize the concepts of contemporary artists. Hockney's art on mobile devices is analyzed from the Fresh Flowers painting exposition, in which the artist exposes his works on tablets and cell phones. The analysis of Hockney’s images complements the research through the observation of six paintings of the same series, based on parameters that the theoretical research indicated as important for the construction of an aesthetic of digital art. This analysis was important in identifying trends in artistic creation embodied in paintings for mobile devices. The conclusion shows an appropriation of the device by this artist through a painting that contributes to the formation of a contemporary aesthetic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectHockney, David, 1937 - Exposiçõespt_BR
dc.subjectCriação na artept_BR
dc.subjectDispositivos móveispt_BR
dc.subjectArte e tecnologiapt_BR
dc.subjectArte modernapt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectImagens digitaispt_BR
dc.subjectArte digitalpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectHockney, David, 1937 - ­Exposiçõespt_BR
dc.subjectCreation in artpt_BR
dc.subjectmobile devicespt_BR
dc.subjectArt and technologypt_BR
dc.subjectArt, Modernpt_BR
dc.subjectComputer artpt_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.subjectDigital imagespt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleAs janelas de David Hockney: os dispositivos móveis no processo de criação artísticapt_BR
dc.title.alternativeThe windows of David Hockney: mobile devices in the process of artistic creationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma abordagem sobre os dispositivos móveis como possíveis mediadores do pensamento artístico. Fundamentada em conceitos teóricos que permeiam as relações entre arte, imagem e tecnologia, pretende compreender a participação destes dispositivos no processo de criação a partir da observação da arte visual de David Hockney nos celulares e tablets. Seus objetivos específicos abrangem estudos de como os artistas da arte contemporânea têm se expressado por meio das imagens e como as janelas digitais têm participado deste movimento. A dissertação se inicia com um estudo teórico sobre as janelas da arte, priorizando aquelas que se inserem na arte contemporânea, seguida por uma investigação da trajetória do artista David Hockney. A pesquisa teórica foi importante para o entendimento de como as artes visuais contemporâneas têm materializado os conceitos dos artistas. A arte de Hockney nos dispositivos móveis é analisada a partir da exposição da série de pinturas Flores Frescas, onde o artista expõe suas obras nos tablets e celulares. A análise das imagens de Hockney complementa a pesquisa por meio de uma observação qualitativa e interpretativa de seis obras da mesma série, fundamentada em parâmetros que a pesquisa teórica indicou como prioritários para a construção de uma estética da arte digital. Esta análise identificou tendências da criação artística incorporadas nas pinturas a partir dos dispositivos móveis. A conclusão mostra uma apropriação do dispositivo por este artista por meio de um processo criativo que colabora para a formação de uma estética contemporânea.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3659687563963204pt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Luciana Martha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9969574876271040pt_BR
dc.contributor.referee1Queluz, Marilda Lopes Pinheiro-
dc.contributor.referee2Caetano , Kati Eliana-
dc.contributor.referee3Silveira , Luciana Martha-
dc.contributor.referee4Estevam, Joelma Zambão-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

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