Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25908
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHoffmann, Vanderlei-
dc.date.accessioned2021-09-02T14:36:29Z-
dc.date.available2021-09-02T14:36:29Z-
dc.date.issued2019-10-26-
dc.identifier.citationHOFFMANN, Vanderlei. Gestão da qualidade na indústria 4.0: uma revisão de literatura. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25908-
dc.description.abstractControlling and improving the quality of products and services has become a fruitful business strategy. It is known that in a present time - marked by globalization, the speed of information, competitiveness and the laws of supply and demand - quality occupies a privileged place in consumer decision making regarding competing products and services. With this, quality management has been modernizing and adapting, over the last years, to human needs and the social context. Currently, we discuss the emergence of Industry 4.0, or 4th Industrial Revolution, which in theory is a concept commonly adopted to name the development process in chain management and production through interconnected technological resources in communication networks. This is a new way products are being manufactured. The question is: what are the reasons for industry 4.0? To what extent does industry 4.0 have immediate effects on the production and service delivery processes? What is the impact of industry 4.0 on quality management? How do these two concepts, industry 4.0 and quality management, relate in contemporary times? In view of the above, this research aims to foster debate on the aspects that underlie and guide quality management in industry 4.0. The methodology adopted was the qualitative approach, committed to the deductive method, and taking as a procedure the bibliographic research. The main findings reveal that with globalization and Internet network connections, it has been influencing all sectors of society, especially the industries and their modes of production, inserting technological resources, computerized automation processes, facilitating communication and improving the final quality of the products. products and services provided.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProcessos de fabricação - Automaçãopt_BR
dc.subjectIndústriaspt_BR
dc.subjectGestão da qualidade totalpt_BR
dc.subjectIndústria de tecnologia de pontapt_BR
dc.subjectManufacturing processes - Automationpt_BR
dc.subjectTotal quality managementpt_BR
dc.subjectIndustriespt_BR
dc.subjectHigh technology industriespt_BR
dc.titleGestão da qualidade na indústria 4.0: uma revisão de literaturapt_BR
dc.title.alternativeQuality management in industry 4.0: literature reviewpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoControlar e melhorar a qualidade de produtos e serviços tornou-se uma profícua estratégia de negócios. Sabe-se que em um tempo presente - marcado pela globalização, pela velocidade das informações, pela competitividade e pelas leis de oferta e demanda – a qualidade ocupa um lugar privilegiado na tomada de decisão do consumidor em relação aos produtos e serviços concorrentes. Com isso, a gestão de qualidade, vem se modernizando e se adequando, ao longo dos últimos anos, às necessidades humanas e ao contexto social. Atualmente, discute-se sobre o surgimento da Indústria 4.0, ou 4º Revolução Industrial, que em tese é um conceito comumente adotado para nomear o processo de desenvolvimento no gerenciamento e produção em cadeia por meio de recursos tecnológicos interligados em redes de comunicação. Trata-se de uma nova forma de como os produtos estão sendo fabricados. Questiona-se: quais os aspectos que fundamentam a indústria 4.0? Em que medida a indústria 4.0 produz efeitos imediatos nos processos de produção e prestação de serviços? Qual o impacto da indústria 4.0 na gestão de qualidade? Como estes dois conceitos, indústria 4.0 e gestão de qualidade, se relacionam na contemporaneidade? Com vistas ao exposto a presente pesquisa objetiva fomentar o debate sobre os aspectos que fundamentam e norteiam a gestão de qualidade na indústria 4.0. A metodologia adota foi à abordagem qualitativa, compromissada com o método dedutivo, e tomando como procedimento a pesquisa bibliográfica. As principais conclusões revelam que com a globalização e as conexões em rede de internet vem influenciando todos os setores da sociedade, especialmente as indústrias e seus modos de produção, inserindo recursos tecnológicos, processos de automação informatizados, facilitando a comunicação e melhorando a qualidade final dos produtos e dos serviços prestados.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Trentin, Marcelo Gonçalves-
dc.contributor.referee1Trentin, Marcelo Gonçalves-
dc.contributor.referee2Oliveira, Gilson Adamczuk-
dc.contributor.referee3Pessa, Sergio Luiz Ribas-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_ESEP_IV_2019_21.pdf438,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.