Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25717
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPedersini, Daiana Rafaela-
dc.date.accessioned2021-08-13T11:50:39Z-
dc.date.available2021-08-13T11:50:39Z-
dc.date.issued2019-02-18-
dc.identifier.citationPEDERSINI, Daiana Rafaela. Teoria da autodeterminação e rendimento acadêmico: relações e motivações. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Contábil e Financeira) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25717-
dc.description.abstractMotivation is considered as a determining point in the level and quality of learning wherein a motivated student actively engages in task performance regardless of the challenges and efforts required, using strategies to adapt their goals. Thus, through the Self-Determination Theory, the study aims to identify the relationship between academic motivation and academic performance and to identify teaching strategies that interfere in the motivational level of students of Accounting Sciences. Such an approach contributes to the identification of teaching strategies that enable teachers to improve students' motivation and performance. With a sample composed of 200 students from UTFPR and UFSC. It was identified by instrument of the Confirmatory Factor Analysis, identified higher means of Extrinsic Motivation by Integrated Regulation, followed by Intrinsic Motivation indicating that the analyzed students have a self-determined profile, with the application of Kruska Wallis and Mann Whitney tests it was detected that the use of teaching strategies influence the motivational levels, as well as the occupation and the age of the students. Regarding the relationship between the motivational variables and academic performance, when they were confronted, no significant statistical differences were identified.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.subjectAutodeterminação (Educação)pt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectMotivation in educationpt_BR
dc.subjectStudent governmentpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectAcademic achievementpt_BR
dc.titleTeoria da autodeterminação e rendimento acadêmico: relações e motivaçõespt_BR
dc.title.alternativeTheory of self-determination and academic performance: relationships and motivespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA motivação é considerada como um ponto-chave do nível e qualidade da aprendizagem onde um estudante motivado envolve-se ativamente na realização de tarefas independente dos desafios e esforços necessário, utilizando estratégias que se moldam a seus objetivos. Sendo assim, por meio da Teoria da Autodeterminação o estudo objetiva identificar a relação da entre a motivação acadêmica e o desempenho acadêmico e identificar estratégias de ensino que interfiram no nível motivacional dos alunos de Ciências Contábeis. Tal abordagem contribui para a identificação de estratégias de ensino que possibilitem aos professores melhorar a motivação dos alunos e seus desempenhos. Com uma amostra composta por 200 alunos da UTFPR e da UFSC. Identificou-se por meio da Análise Fatorial Confirmatória identificou-se maiores médias de Motivação Extrínseca por Regulação Integrada, seguido da Motivação Intrínseca indicando que os alunos analisados possuem um perfil autodeterminado, com a aplicação dos testes de Kruska Wallis e Mann Whitney foi detectado que o uso de estratégias de ensino influenciam nos níveis motivacionais, assim como a ocupação e a idade dos discentes. Quanto a relação entre as variáveis de motivação e desempenho acadêmico, ao serem confrontadas não foram identificadas diferenças estatísticas significativas.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Antonelli, Ricardo Adriano-
dc.contributor.referee1Antonelli, Ricardo Adriano-
dc.contributor.referee2Schvirck, Eliandro-
dc.contributor.referee3Casagrande, Luiz Fernande-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGestão Contábil e Financeirapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Gestão Contábil e Financeira

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_EGCF_XIV_2019_03.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.