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dc.creatorDe Bona, Anderson Andrei-
dc.date.accessioned2017-11-01T15:47:34Z-
dc.date.available2017-11-01T15:47:34Z-
dc.date.issued2017-08-02-
dc.identifier.citationDE BONA, Anderson Andrei. Uma nova proposta para análise do sistema de transporte público utilizando redes complexas ponderadas. 2017. 157 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2564-
dc.description.abstractAbstract (parágrafo único): Based on the theory of complex networks, this work analyzes the characteristics of public transport networks (PTNs) of two large Brazilian cities (Curitiba and São Paulo). Using the L-space and P-space representation, through unweighted and weighted metrics (geographical distance between vehicle stops and vehicle frequency at stop points) a new way of classifying the complex network metrics (congestion and accessibility oriented) applied exclusively to PTNs is proposed. It is also proposed a new way of interpreting results based on geographic distance and frequency by inverse distance and inverse frequency. Through the classification of the metrics also two new metrics for congestion identification in PTN are proposed, as well as a new way of using the representation using geographic maps based on dispersion curves to identify congestion and accessibility regions of the PTN. For the city of Curitiba a study is carried out that analyzes a PTN throughout the week (weekday, Saturdays and Sundays) and throughout the business day through 14 time intervals in order to evaluate the network dynamically evaluate. With the results it was possible to identify behaviors and geographic regions of the PTNs of Curitiba and São Paulo that can help the PTN planners to understand and make changes in the PTN seeking improvements. For users it is possible to use the results to find alternatives in the use of PTN. Another contribution is the way of interpreting and visualizing the results of complex network metrics for PTN evaluation, which allows the evaluation of networks through a PTN.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPolítica de transporte urbanopt_BR
dc.subjectTrânsito - Fluxopt_BR
dc.subjectTransporte urbano - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectTransporte urbano - São Paulo (Estado)pt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectUrban transportation policypt_BR
dc.subjectTraffic flowpt_BR
dc.subjectUrban transportation - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectUrban transportation - São Paulo (Estado)pt_BR
dc.subjectElectric engineeringpt_BR
dc.titleUma nova proposta para análise do sistema de transporte público utilizando redes complexas ponderadaspt_BR
dc.title.alternativeA new proposal for analysis of the public transport system using weighted complex networkspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoCom base na teoria de redes complexas, este trabalho analisa as características das redes de sistema transporte público (STPs) de duas grandes cidades brasileiras (Curitiba e São Paulo) usando a representação do tipo Espaço-L e Espaço-P, através de métricas não ponderadas e ponderadas (distância geográfica entre as paradas de veículos e frequência dos veículos nos pontos de paradas). É proposta uma nova forma de classificar as métricas de redes complexas (orientadas a congestionamento e acessibilidade) aplicadas exclusivamente aos STPs. Também é proposta uma nova forma de interpretar resultados baseados em distância geográfica e frequência através do inverso da distância e inverso da frequência. Através da classificação das métricas também são propostas duas novas métricas para identificação de congestionamento em STP, além de uma nova forma de utilizar a representação utilizando mapas geográficos baseado em curvas de dispersão para identificar regiões de congestionamento e de acessibilidade do STP. Para a cidade de Curitiba é realizado um estudo que analisa o STP ao longo da semana (dia útil, sábados e domingos) e ao longo do dia útil através de 14 intervalos de horários com a finalidade de avaliar a rede de forma dinâmica. Com os resultados foi possível identificar comportamentos em regiões geográficas dos STP de Curitiba e São Paulo que podem auxiliar aos planejadores do STP a entenderem e realizar mudanças em busca de melhorias. Para os usuários é possível utilizar os resultados para buscar alternativas na utilização do STP. Outra contribuição é a interpretação e visualização dos resultados das métricas de redes complexas para avaliação de STPs.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8066346536902022pt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Keilo Verônica Ono-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8827013568855482pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Rosa, Marcelo de Oliveira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0897919842779594pt_BR
dc.contributor.referee1Lüders, Ricardo-
dc.contributor.referee2Fonseca, Keiko Verônica Ono-
dc.contributor.referee3Gomes Junior, Luiz Celso-
dc.contributor.referee4Bona, Luiz Carlos Erpen de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO E ORGANIZACAO DO SISTEMA DE TRANSPORTEpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Elétricapt_BR
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