Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25618
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBoacik, Daniela-
dc.date.accessioned2021-07-22T19:19:39Z-
dc.date.available2021-07-22T19:19:39Z-
dc.date.issued2021-05-19-
dc.identifier.citationBOACIK, Daniela. Interculturalidade: experiências e desafios da/na universidade. 2021. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25618-
dc.description.abstractThis teses is inserted in the Higher Education (HE) research field with a focus on interculturality in the context of the internationalization of Higher Education. Internationalization is a theme that has come to occupy the research agenda in the last 20 years, both for researchers, international organizations, governments and for the management of Higher Education institutions. The interculturality category related to internationalization is still little explored. That said, the objective proposed here is to analyze the categories of thinking and operating interculturality, from the constitutive sociogenesis of the UNILA (Universidade Federal de Integração Latino Americana) project and from the experiences of faculty and staffs of this University, as well as understanding the internationalization of the HE in the context of Western modernity/coloniality. The choice of UNILA is justified because it is an institution located on the Triple Frontier (Argentina, Brazil and Paraguay) and because its mission is to be an international university, in which the diversity of ethnicities and cultures is present. The decolonial perspective brought epistemic bases necessary for the construction of the dissertation from authors such as Aníbal Quijano, Boaventura de Sousa Santos, Catherine Walsh, Enrique Dussel and Walter Mignolo. Decoloniality as well as interculturality for these authors has offered possibilities to expand processes of resistance to the hegemonic model and present potential for change, both in the ways we live and in the possibility of doing and thinking about the university, making it possible to develop world sensibilities. Mainly to those who were invisible, who had knowledge, cultures and freedoms covered by the modern/colonial standard. It is a qualitative research, based on exploratory research and documentary analysis. The research took place through the search for documents on the UNILA website and semi-structured interviews with civil servants. The main results demonstrate that interculturality is part of the University's mission, built from a different project, from the vast majority of Brazilian universities; inclusion is part of its constitutive project and seeks to develop actions and initiatives aimed at interculturality, leveraging non-hegemonic knowledge. Daily life imposes tension between projects and actions, however, it is possible to affirm that the university is a privileged place to deepen experiences of inclusion and respect for democracies.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectProgramas de intercâmbio de estudantespt_BR
dc.subjectDescolonizaçãopt_BR
dc.subjectEstudos interculturaispt_BR
dc.subjectEducation, Higherpt_BR
dc.subjectStudent exchange programspt_BR
dc.subjectDecolonizationpt_BR
dc.subjectIntercultural communicationpt_BR
dc.titleInterculturalidade: experiências e desafios da/na universidadept_BR
dc.title.alternativeInterculturality: experiences and challenges in/of universitypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação está inserida no campo de investigação da Educação Superior (ES) com foco na interculturalidade no contexto da internacionalização da ES. A internacionalização é um tema que passou a ocupar a agenda de pesquisa nos últimos 20 anos, tanto de pesquisadores/as, organismos internacionais e governos como da gestão de instituições de ES. Já a categoria interculturalidade relacionada a internacionalização ainda é pouco explorada. Diante disso, o objetivo aqui proposto é analisar as categorias de pensar e operar interculturalidade, a partir da sociogênese constitutiva do projeto da UNILA (Universidade Federal de Integração Latino Americana) e de experiências de servidores/as desta Universidade, bem como compreender a internacionalização da ES no contexto da modernidade/colonialidade ocidental. A escolha da UNILA se justifica por ser uma instituição localizada na tríplice fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai) e por ter como missão ser uma universidade internacional, em que a diversidade de etnias e culturas está presente. A perspectiva decolonial trouxe bases epistêmicas necessárias a construção da dissertação a partir de autores como Aníbal Quijano, Boaventura de Sousa Santos, Catherine Walsh, Enrique Dussel e Walter Mignolo. A decolonialidade bem como, a interculturalidade para estes autores/as tem oferecido possibilidades de ampliar processos de resistências ao modelo hegemônico e apresentam potencial de mudança, tanto nos modos como vivemos, como na possibilidade de fazer e pensar a universidade, possibilitando desenvolver sensibilidades de mundo principalmente àqueles/as invisibilizados, que tiveram saberes, culturas e liberdades encobertos pelo padrão moderno/colonial. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir da pesquisa exploratória e análise documental. A pesquisa ocorreu por meio da busca de documentos no sítio eletrônico da UNILA e entrevistas semi-estruturadas com servidores/as. Os principais resultados demonstram que a interculturalidade é parte da missão da Universidade, construída a partir de um projeto distinto, da grande maioria das universidades brasileiras; a inclusão é parte de seu projeto constitutivo e procura desenvolver ações e iniciativas voltadas à interculturalidade potencializando saberes não hegemônicos. O cotidiano impõe tensionamentos entre projetos e ações, no entanto, é possível afirmar que a universidade é um lugar privilegiado para aprofundar vivências de inclusão e respeito as democracias.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-1156-1458pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839568763485615pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Marlize Rubin-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3234-7562pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0333386140567227pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Peloso, Franciele Clara-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9647-001Xpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7772233403286491pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Diana Araujo-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7776-5269pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5605656457870754pt_BR
dc.contributor.referee2Corona, Hieda Maria Pagliosa-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-1790-5423pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0340895992296358pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Marlize Rubin-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-3234-7562pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0333386140567227pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
interculturalidadeexperienciasdesafiosuniversidade.pdf2,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.