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dc.creatorSevilha, Douglas Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-06-29T19:23:27Z-
dc.date.available2021-06-29T19:23:27Z-
dc.date.issued2019-12-04-
dc.identifier.citationSEVILHA, Douglas Rodrigues. Determinação de traço de concreto asfáltico usinado a quente com dosagem marshall para camada de rolamento de pequena espessura destinada a vias de tráfego leve de veículos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25419-
dc.description.abstractThe hot-machined bituminous concrete is the most used asphalt mixture in Brazil, and the determination of its fundamental project is to meet the technical and economic requirements to which it is designed. The toppest layer, which is composed by the hot asphaltic mix, has direct contact with the traffic, and must provide comfort, convenience and safety to the traffic, as well as impermeability and protection to the rest of the structure. The type of traffic is a determining factor for establish the thickness of the layer that must be compatible with the trace obtained, and the quality of the mixture depends on the materials used and the technological control applied, characterizing the components is critical to ensure a satisfactory road, knowledge of the materials, classify aggregates and define the binder content are essential and mandatory by standards to ensure the asphalt mass applicability standards. The present work performed the determination of a trace of hot-machined bituminous concrete for light traffic highways of vehicles to be executed with a thickness of 2.0 centimeters, following the specification of the DER/PR for paving with hot-machined bituminous concrete. It characterized the aggregate material by its particle size, density, specific mass and equivalent of sand, and the Marshall dosage method was used to determine the design content of the asphalt binder. The results obtained in the study followed the regulations surrounding the subject and were compatible with the parameters determined by standards, enabling the technical applicability of the project in the case.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectConcreto asfálticopt_BR
dc.subjectPavimentos de asfaltopt_BR
dc.subjectMateriais betuminosospt_BR
dc.subjectAgregados (Materiais de construção)pt_BR
dc.subjectAsphalt concretept_BR
dc.subjectPavements, Asphaltpt_BR
dc.subjectBituminous materialspt_BR
dc.subjectAggregates (Building materials)pt_BR
dc.titleDeterminação de traço de concreto asfáltico usinado a quente com dosagem marshall para camada de rolamento de pequena espessura destinada a vias de tráfego leve de veículospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO CAUQ é a mistura asfáltica de maior empregabilidade no Brasil, sendo a determinação de seu projeto fundamental para cumprir os quesitos técnicos e econômicos ao qual é dimensionado. A camada de rolamento das vias, camada composta pelo CAUQ, é a parte mais superficial da estrutura tendo contato direto com o tráfego, devendo oferecer conforto, comodidade e segurança ao trânsito, além de impermeabilidade e proteção do restante da estrutura de sustentação. A caracterização do tráfego é fator preponderante para a determinação da espessura da camada, que deve ser compatível com o traço obtido, sendo que a qualidade da mistura é dependente dos materiais empregados e do controle tecnológico aplicado, caracterizar os componentes é fundamental para garantir um trabalho satisfatório do revestimento, conhecer os materiais, classificar os agregados e definir o teor de ligante são essenciais e obrigatórios por normas para garantir os padrões de aplicabilidade da massa asfáltica. O presente trabalho realizou a determinação de um traço de CBUQ para vias de tráfego leve de veículos a ser executado com espessura de 2,0 centímetros, seguindo a especificação do DER/PR para a pavimentação com concreto betuminoso usinado a quente. O material agregado foi caracterizado quanto a sua granulometria, densidade, massa específica e equivalente de areia, utilizou-se do método de dosagem Marshall para a determinação do teor de projeto do ligante asfáltico. Os resultados obtidos no estudo seguiram as normativas que cercam o assunto e se mostraram dentro dos parâmetros determinados por normas, viabilizando a aplicabilidade técnica do projeto em questão.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Adalberto Luiz Rodrigues de-
dc.contributor.referee1Surco, Douglas Fukunaga-
dc.contributor.referee2Yoshioka, Ana Raíza Ciscoto-
dc.contributor.referee3Oliveira, Adalberto Luiz Rodrigues de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::PAVIMENTOSpt_BR
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