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dc.creatorPinto, Andre Luiz-
dc.date.accessioned2021-06-24T18:51:01Z-
dc.date.available2021-06-24T18:51:01Z-
dc.date.issued2021-03-31-
dc.identifier.citationPINTO, Andre Luiz. Jogos digitais e educação: o mundo aberto de minecraft na aprendizagem situada ludoletrada. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25383-
dc.description.abstractAssuming a digital game as an object, this qualitative-interpretative research aims to analyze how the multiplayer mechanics of Minecraftedu’s open world can help teachers to develop a multiliteracy situated learning scenario for content that, in general, has been transmitted, using non-digital technology. In order to achieve this objective, to point out the urgency of such reflections, concepts such as Multiteracies, from the New London Group (NLG) (2000) and COPE and KALANTZIS (2009), COPE, KALANTZIS e PINHEIRO (2020), multimodality in Gunther Kress (2000, 2003, 2006) and (KRESS & VAN LEEUWEN, 2001), as well as those related to ludoliteracy in ZAGAL (2009, 2010) and the use of digital games for the development of situated learning scenarios, in GEE (2004, 2007, 2009). From this theoretical framework will be analyzed how the game mechanics found in the educational version of Minecraft, called Minecraftedu, can help teachers to create teaching and learning designs inserted in an open world interactive experience. The analysis will be based on a matrix that seeks to delimit aspects related to multiliteracy and ludoliteracy, to structural aspects of design related to the teaching of multimodal reading, to the interactivity between the design and the student and also to situated learning. The theoretical reflections and the analysis made in this study led to the observation that the educator, when employing the Minecraftedu game mechanics aiming to elaborate a multiliterated learning design, becomes a designer of digital educational resources, and must acquire a set of specific literacies related to the interactive platform, understanding its game mechanics, to develop group dynamics and different types of activities and designs in the virtual space, in which the student-players will be able to redesign according to their gaming experiences and the pedagogical intentionality of the teacher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectEducação - Inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectDigital mediapt_BR
dc.subjectComputer literacypt_BR
dc.subjectEducation - Technological innovationspt_BR
dc.titleJogos digitais e educação: o mundo aberto de minecraft na aprendizagem situada ludoletradapt_BR
dc.title.alternativeDigital games and education: minecraft's open world in situated learning literacypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoAssumindo como objeto um jogo digital, essa pesquisa qualitativa-interpretativista, possui como objetivo analisar como as mecânicas de mundo aberto de Minecraft podem auxiliar docentes a desenvolverem um cenário de aprendizagem situada multiletrada para os conteúdos que, de um modo geral, vem sendo transmitidos, com uso de tecnologia nãodigital. Com vistas a atingir tal objetivo serão empregados como referência teóricometodológica fundamental conceitos dos Multiletramentos, do Grupo de Nova Londres (GNL) (2000) e COPE e KALANTZIS (2009), COPE, KALANTZIS e PINHEIRO (2020), da multimodalidade e design em Gunther Kress (2000, 2003, 2006) e (KRESS & VAN LEEUWEN, 2001), assim como aqueles relativos ao ludoletramento em ZAGAL (2009, 2010) e dos jogos digitais para o desenvolvimento de cenários de aprendizagem situada, em GEE (2004, 2007, 2009). A partir deste referencial teórico serão analisadas como as mecânicas de jogo encontradas na versão educativa de Minecraft, denominada Minecraftedu, podem auxiliar docentes a criar designs de ensino-aprendizagem inseridos em uma experiência interativa de mundo aberto. A análise irá se situar a partir de uma matriz que busca delimitar aspectos relacionados aos multiletramentos, ao ludoletramento, aos aspectos estruturais do design relativos ao ensino da leitura multimodal, à interatividade entre design e aluno e também à aprendizagem situada. As reflexões teóricas e as análises tecidas neste estudo propiciaram constatar que o educador, ao empregar as mecânicas de jogo de Minecraftedu visando elaborar um design de aprendizagem multiletrado, se torna um designer de recursos educativos digitais, devendo adquirir um conjunto de letramentos específicos relacionados à plataforma interativa, compreendendo desse modo as suas mecânicas de jogo, para desenvolver dinâmicas de grupo e diversos tipos de atividades/designs no espaço virtual, nos quais os alunos-jogadores poderão realizar um redesign de acordo com as suas experiências de jogo e com a intencionalidade pedagógica do professor.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-4058-7059pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6032651248518386pt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Ana Paula Pinheiro da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6951-6425pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4943005730602856pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Alexandre Vilas Boas da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5137633104355707pt_BR
dc.contributor.referee2Silveira, Ana Paula Pinheiro da-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6951-6425pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4943005730602856pt_BR
dc.contributor.referee3Remenche, Maria de Lourdes Rossi-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-3283-9890pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6197033117159924pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
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