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dc.creatorGonçalves, Maria Aline-
dc.date.accessioned2017-10-20T14:38:05Z-
dc.date.available2017-10-20T14:38:05Z-
dc.date.issued2017-08-31-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Maria Aline. Controle SDRE aplicado em suspensão veicular com amortecedor magneto-reológico. 2017.136 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2533-
dc.description.abstractSince car was developed, vehicular suspension is an object of research and study. The function of the suspension system of a vehicle is to minimize vertical acceleration, isolating passengers from shocks and vibrations promoting comfort, reducing fatigue which benefits the health and safety of drivers. This work presents a proposal for the control of vehicle suspension using an SDRE controller applied to the magneto-rheological damper. The efficiency of the proposed control can be evidenced through computational simulations using a quarter-car nonlinear mathematical model and a half-car nonlinear mathematical model. The analysis of the controller's performance is performed considering the excitations caused by irregularities of the road represented by step input and sinusoidal. Computational simulations were performed using Matlab®. The simulation results show that the proposed control improves the vehicle's dirigibility by reducing the vertical displacement of the wheel and also contributes to the passengers' comfort by reducing oscillations in the vehicle's body. In addition, simulations of parametric variations were performed in order to verify the behavior of the proposed control in face of uncertainties. Parametric studies demonstrate that control remains stable, even when subjected to parametric variations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSegurança no trânsitopt_BR
dc.subjectAutomóveis - Molas e suspensãopt_BR
dc.subjectAutomóveis - Amortecedorespt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectTraffic safetypt_BR
dc.subjectAutomobiles - Springs and suspensionpt_BR
dc.subjectAutomobiles - Shock absorberspt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.titleControle SDRE aplicado em suspensão veicular com amortecedor magneto-reológicopt_BR
dc.title.alternativeSDRE control applied to vehicular suspension with magnetorheological damperpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoDesde que se inventou o automóvel, a suspensão veicular é objeto de pesquisa e estudo. A função do sistema de suspensão de um veículo é minimizar a aceleração vertical, isolando os passageiros de choques e vibrações promovendo conforto, reduzindo a fadiga o que beneficia a saúde e segurança dos motoristas. Este trabalho apresenta uma proposta para o controle da suspensão veicular utilizando um controlador SDRE aplicado ao amortecedor magneto-reológico. A eficiência do controle proposto pode ser evidenciada através de simulações computacionais utilizando um modelo matemático não linear de um quarto de carro e um modelo matemático não-lienar de meio de carro. A análise do desempenho do controle é realizada considerando excitações provocadas por irregularidades da estrada representadas por entradas do tipo degrau e senoidal. As simulações computacionais foram realizadas utilizando o programa Matlab®. Os resultados das simulações evidenciam que o controle proposto melhora dirigibilidade do veículo ao reduzir o deslocamento vertical do conjunto eixo-roda e contribui com o conforto dos passageiros reduzindo as oscilações na carroceria. Adicionalmente, foram realizadas análises de simulações de variações paramétricas afim de se verificar o comportamento do controle proposto diante de incertezas. Os estudos paramétricos demonstram que o controle permanece estável, mesmo quando submetido a variações paramétricas.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9007743207262432pt_BR
dc.contributor.advisor1Tusset, Angelo Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1204232509410955pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Max Mauro Dias-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6212006974231025pt_BR
dc.contributor.referee1Bueno, Atila Madureira-
dc.contributor.referee2Corrêa, Fernanda Cristina-
dc.contributor.referee3Rocha, Rodrigo Tumolin-
dc.contributor.referee4Tusset, Angelo Marcelo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia Elétricapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

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