Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25338
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Silvana Barbosa Miranda-
dc.date.accessioned2021-06-21T19:29:05Z-
dc.date.available2021-06-21T19:29:05Z-
dc.date.issued2020-10-03-
dc.identifier.citationSANTOS, Silvana Barbosa Miranda. Material reciclável vira brinquedos em escola de educação infantil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25338-
dc.description.abstractThe practice of Environmental Education at school presents alternatives for the involvement of the entire school community with continuous and non-specific actions. The main objective was to propose educational actions that can be developed with Early Childhood Education students, through a didactic sequence proposal on environmental education, with the making of toys through the use of recycled materials, as it is through games that children learn and can develop emotional, physical and psychological skills. For the proposal to be developed, it will be necessary a roadmap to carry out all the steps within an established deadline. Initially, a note will be sent to parents about the work to be done by the teacher with the students. A survey study can be carried out on the ideas that children have of the topics to be addressed. In the next step, the parents will deliver the requested materials and the teacher will be able to hold conversation circles to explain the proposal's themes. After all the discussions with the children, it will be time to show the recycled materials, and each child will be able to appropriate these materials to create something they want to play with. The making of scrap toys brings, in addition to the benefits of playful learning, awareness of issues related to the environment. In this way, children play by learning the importance of recycling and protecting the environment, building their own toys and developing in physical, social and cognitive aspects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectReaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)pt_BR
dc.subjectBrinquedos - Confecçãopt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectRecycling (Waste, etc.)pt_BR
dc.subjectToy makingpt_BR
dc.titleMaterial reciclável vira brinquedos em escola de educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeRecyclable material becomes toys in an early childhood schoolpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA prática de Educação Ambiental na escola apresenta alternativas para o envolvimento de toda a comunidade escolar com ações contínuas e não pontuais. O objetivo principal foi propor ações educativas que podem ser desenvolvidas com alunos da Educação Infantil, através de uma proposta de sequência didática sobre educação ambiental, com a confecção de brinquedos através do uso de materiais reciclados, pois é através das brincadeiras que as crianças aprendem e podem desenvolver habilidades emocionais, físicas e psicológicas. Para a proposta ser desenvolvida será necessário um roteiro para realizar todas as etapas dentro de um prazo estabelecido. Inicialmente será enviado um bilhete aos pais sobre o trabalho a ser realizado pela professora com os alunos. Poderá ser realizado um estudo de sondagem sobre as idéias que as crianças possuem dos temas a serem abordados. Na próxima etapa os pais entregarão os materiais solicitados e a professora poderá realizar rodas de conversa para explicar sobre os temas da proposta. Após todas as discussões com as crianças será o momento de mostrar os materiais reciclados, e cada criança poderá se apropriar desses materiais para criar algo que queira brincar. A confecção dos brinquedos de sucata traz, além dos benefícios da aprendizagem lúdica, a conscientização das questões relacionadas ao meio ambiente. Desta forma as crianças brincam aprendendo a importância de reciclar e proteger o meio ambiente, realizando a construção de seus próprios brinquedos e se desenvolvendo nos aspectos físicos, sociais e cognitivos.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Estevan, Daniela Aparecida-
dc.contributor.referee1Estevan, Daniela Aparecida-
dc.contributor.referee2Haas, Jucelaine-
dc.contributor.referee3Lima, Daniela Macedo de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPráticas Educacionais em Ciências e Pluralidadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_II_2020_51.pdf2,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.