Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25335
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDuarte, Raquel Coziuc-
dc.date.accessioned2021-06-21T19:25:59Z-
dc.date.available2021-06-21T19:25:59Z-
dc.date.issued2020-09-14-
dc.identifier.citationDUARTE, Raquel Coziuc. Contribuições metodológicas para o ensino de matemática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25335-
dc.description.abstractThis work had as its theme the methodologies for teaching Mathematics, demonstrating how teachers can innovate their daily activities in the classroom. Examples of application are presented in the classroom from 2016 to 2019, in the seventh year of a State School, in the first years of Secondary Education in a second State School, in the sixth and seventh years of a Municipal School, and in the fourth and sixth years years of a second Municipal School, the first State School in the municipality of Bady Bassitt and the others in São José do Rio Preto. In the activities, in which concrete materials are presented, the components used to make them are shown, which can be manufactured by the students themselves in the classroom. Also, the concept of mediating evaluation is presented, very present in active methodologies. The results of this research showed that students are more interested in classes and participate more attentively, either by producing materials or presenting their work orally.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleContribuições metodológicas para o ensino de matemáticapt_BR
dc.title.alternativeMethodological contributions to the teaching of mathematicspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática as metodologias para o ensino de Matemática, demonstrando como professores podem inovar suas atividades diárias em sala de aula. São apresentados exemplos de aplicação em sala de aula de 2016 a 2019, no sétimo ano de uma Escola Estadual, nos primeiros anos do Ensino Médio de uma segunda Escola Estadual, nos sextos e no sétimo anos de uma Escola Municipal, e no quarto e sextos anos de uma segunda Escola Municipal, sendo a primeira Escola Estadual do município de Bady Bassitt e as demais de São José do Rio Preto. Nas atividades, em que são apresentados materiais concretos, são mostrados os componentes utilizados para a sua confecção, podendo ser fabricados pelos próprios alunos em sala de aula. Também, é apresentado o conceito de avaliação mediadora, muito presente em metodologias ativas. Os resultados dessa pesquisa mostraram que os alunos se interessam mais pelas aulas e participam mais atentamente, seja produzindo materiais ou apresentando oralmente seus trabalhos.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Turmena, Leandro-
dc.contributor.referee1Turmena, Leandro-
dc.contributor.referee2Manfio, Daiara-
dc.contributor.referee3Pereira, Luciana Boemer Cesar-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPráticas Educacionais em Ciências e Pluralidadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_II_2020_45.pdf9,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.